Última chamada: a reta final do acesso nas segundonas europeias

Última chamada: a reta final do acesso nas segundonas europeias

Confira as chances de acesso dos líderes das segundas divisões de Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e Portugal.

COMPARTILHAR

Meados de abril, e os campeonatos europeus começam a chegar à reta final. Fases decisivas, que podem consagrar um grande ano ou eternizar uma grande decepção. Esse misto de emoções é ainda mais intenso nas divisões inferiores das grandes ligas, quando a elite parece próxima…

O Alambrado traz abaixo um apanhado sobre as principais segundonas do cenário europeu. Tem clube grande voltando, tem novato buscando seu espaço entre os grandes e tem disputa acirrada na busca pelo acesso à primeira divisão nacional. Confira:

Inglaterra

Na Championship, três equipes destoam das demais e travam uma guerra particular pelas duas vagas diretas à Premier League: Middlesbrough, Burnley e Brighton. A diferença do terceiro colocado para o quarto é de oito pontos, restando quatro rodadas para o término do torneio.

O Boro, contudo, é de longe o melhor time do campeonato, considerando o coletivo. Encaixado e seguro na defesa, o líder abriu dois pontos em relação ao Brighton, terceiro, e está perto de retornar à elite inglesa, a qual não disputa desde 2009. Não por acaso, a equipe chegou neste ano às quartas da Copa da Liga, eliminando o Manchester United no caminho.

Boro está perto de voltar à elite do futebol inglês (Foto: Divulgação/Middlesbrough)
Boro está perto de voltar à elite do futebol inglês (Foto: Divulgação/Middlesbrough)

Créditos para o trabalho em longo prazo de Aitor Karanka, ex-auxiliar de José Mourinho no Real Madrid, que chegou ao Middlesbrough em 2013-2014. Em campo, o espanhol tem apostado em veteranos como Stewart Downing (31 anos), Dimitrios Kostantopoulos (37 anos) e David Nugent (30 anos).

A briga de Burnley e Brighton pela segunda vaga direta promete. Embalado pelo artilheiro do campeonato, Andre Gray, o Burnley conta com o melhor ataque da competição como grande aliado: foram 67 gols em 43 jogos até aqui. Mas o Brighton não para trás. Marcou o mesmo número de gols, mas tem a pior defesa entre os quatro primeiros colocados, com 39 gols sofridos.

Para a repescagem, Hull City e Derby County estão garantidos. A última vaga segue nas mãos do Sheffield Wednesday, que possui seis pontos de vantagem para o Cardiff, sétimo colocado. Os galeses dependem de uma inédita sequência de derrotas do adversário para avançar.

Espanha

A Liga Adelante de 2016 tem reservado surpresas ao torcedor espanhol. Nada de Osasuña, Valladolid, Mallorca ou Almería: a liderança tem sido dividida entre Leganés e Alavés. A dupla ocupa a zona de classificação direta para a primeira divisão neste momento com quatro pontos de vantagem, restando quatro rodadas.

Fundado em 1928, o Leganés simplesmente nunca esteve na elite espanhola. Tem surpreendido nesta temporada com uma equipe modesta, formada por jogadores pouco conhecidos, mas muito competente. Seu maior obstáculo, porém, é a ansiedade – nas últimas seis rodadas, foram três derrotas, dois empates e apenas uma vitória.

Com isso, o Leganés, que estava disparado na ponta, deixou o Alavés se aproximar. Mais tradicional, o clube é lembrado pelo histórico vice-campeonato da Copa da UEFA de 2001, quando foi derrotado pelo Liverpool na decisão. A equipe não disputa a primeira divisão desde 2006.

Leganés: em busca do acesso inédito (Foto: Divulgação)
Leganés: em busca do acesso inédito (Foto: Divulgação)

Já a disputa pela terceira vaga, que é decidido por playoffs, está totalmente aberta. Quatro clubes avançam para o quadrangular, do terceiro ao sexto lugar. E a distância do sexto colocado, Zaragoza, para o Lugo, 13º, é de apenas cinco pontos.

Alemanha

Próxima do desfecho, a 2. Bundesliga já conta com o Freiburg ao menos garantido na repescagem, que é disputada contra o 16º colocado da primeira divisão. O retorno está próximo, assim como o primeiro acesso está perto para o RB Leipzig.

O clube-empresa, fundado em 2009, tem grande probabilidade de disputar a Bundesliga pela primeira vez em 2016-17. Como consequência, é alvo de protestos de torcedores mais conservadores do país, que têm o RB como símbolo negativo do futebol moderno.

Tal qual os demais, o Nuremberg só precisa de alguns resultados para conseguir disputar a Relegation nesta temporada. Há, no entanto, a esperança de que o cultuado St. Pauli, quarto colocado, retorne à elite após 14 anos. A diferença é de sete pontos, restando doze em disputa.

Itália

Mesmo com cinco rodadas pela frente, duas vagas na Serie A da próxima temporada parecem decididas. Crotone e Cagliari, respectivamente 1º e 2º, ostentam 11 e 9 pontos de vantagem para o Bari, atual terceiro colocado.

Líder isolado, o Crotone jamais disputou a primeira divisão de seu país, assim como Leganés e RB Leipzig. O modesto time da Calábria foi fundado em 1923, e conta com uma saudosa maloca para abrigar seus jogos: o Ezio Scida, com capacidade para pouco mais de 9 mil torcedores.

A briga que resta é pela terceira vaga, disputada em playoffs entre o terceiro e oitavo colocado. As seis vagas para a disputa devem ficar entre Bari, Novara, Trapani, Cesena, Pescara, Spezia e Virtus Entella, com um deles ficando de fora. O Brecia, décimo colocado, está a quatro pontos da zona de classificação. Possível, mas difícil.

Portugal

Com apenas duas vagas de acesso, a segunda divisão já conta com um virtual campeão: o Porto B, que mantém quatro pontos de distância para o Chaves, segundo colocado. Filial do FC Porto, a equipe não pode disputar a primeira divisão.

Com isso, o acesso parece certo desta vez para o Chaves, que tem batido na trave nos últimos anos. A equipe não disputa a primeira divisão desde 1999. A segunda vaga está aberta – Portimonense, Freamunde, Famalicão e Feirense prometem disputa-la intensamente nas quatro rodadas restantes.

Deixe seu comentário!

comentários