O Torneio de Toulon completou 49 anos em 2016. Na 44º edição da tradicional competição, o que se viu foi um torneio polarizado por duas seleções de alto nível. A competição foi dominada por França e Inglaterra – as duas finalistas.
Os ingleses, pela quinta vez na história, levaram o título. Aos franceses, permaneceu o gosto de dever cumprido. Maior campeã, a França mais uma vez mostrou que há muitos jogadores promissores em suas categorias de base, mesmo atuando com uma seleção sem os grandes destaques da geração.

Portugal ficou com o terceiro lugar. Com uma equipe repleta de jogadores “olímpicos”, os portugueses bateram a República Tcheca, nos pênaltis, pela disputa da terceira posição. Pedro Rodrigues e André Horta se destacaram na competição.
Confira a seleção do Alambrado do torneio. Com os 11 melhores e os reservas do Torneio de Toulon.
Seleção formada em um 4-3-3
Goleiro
Joel Pereira- 28/06/1996- Manchester United- Portugal
Badalado nas categorias de base, Joel Pereira fez parte da melhor defesa do campeonato, juntamente com a Inglaterra, com dois gols sofridos. Além de defender, Joel Pereira fez gol. Na disputa por pênaltis contra os tchecos, ele cobrou o último penal com grande categoria.
Lateral-direito
Aloïs Confais- 09/07/1996- Troyes- França
Maduro e experiente para a idade, Confais demonstrou bom futebol no torneio. Apesar dos quatro gols tomados, foi bem defensivamente e se mostrou uma opção para a seleção francesa em breve.
Zagueiros
Filip Kasa- 01/01/1994- Banik Ostrava- República Tcheca
Com muita tranquilidade, fez o básico e liderou a defesa da República Tcheca na competição. Alto e forte no jogo aéreo, pode ser que consiga um clube maior após se destacar na competição.
Callum Chambers- 20/01/1995- Arsenal- Inglaterra
Com muitos jogos na Premier League e com muita qualidade, Chambers sobrou no torneio. Podendo ser lateral esquerdo ou zagueiro, a competição serviu para dar confiança ao atleta. Tem tudo para voltar ao bom nível antigo que apresentou anteriormente no Southampton.
Lateral-esquerdo
Paulo Henrique- 23/10/1996- Paços de Ferreira- Portugal
Muito ofensivo, o lateral sobe com muita qualidade. Autor de um gol no Campeonato Português nesta temporada, pode ser opção para os Jogos Olímpicos. Tem ótimo cruzamento.
Meio-campistas
Nathanael Chalobah- 12/12/1994- Chelsea- Inglaterra
Impressionante o poder defensivo de Chalobah atuando como meio-campista. Com muita força física e disposição, faz muito bem o papel de roubar bolas. Caso evolua na saída de bola, será um excelente volante.
Brahim Konaté- 20/03/1996- Auxerre- França
Com a tradicional disposição dos volantes franceses atuais, como Matuidi e Sissoko, Konaté também se notabiliza pela boa chegada à frente. Já estreou como profissional no Auxerre, anotando um gol.
Ruben Loftus-Cheek- 23/01/1996- Chelsea- Inglaterra
Não há muito mais o que falar de Loftus-Cheek. Impressionante jogador de meio-campo, mostra-se pronto para ser titular do Chelsea. Além de marcar muito, vai muito bem no ataque. Com ótimo chute, liderou os ingleses ao título.
Atacantes
Lewis Baker- 25/04/1995- Chelsea- Inglaterra
Com muita qualidade técnica e qualidade, Baker jogou muito. O melhor da competição, marcou quatro gols e foi artilheiro. Meio-campista que pode jogar adiantado, marcou golaços no torneio deste ano.
Sergio Diaz- 05/03/1998- Cerro Portenho- Paraguai
Grande promessa do Paraguai, Diaz mostrou o seu potencial na competição. Dono de muita técnica e criatividade, foi o melhor dos paraguaios. Fez um belo gol diante da Guiné. Tem tudo para seguir evoluindo e atingir grande nível.
Sehrou Guirassy- 12/03/1996- Auxerre- França
Finalizador de ótima categoria, Guirassy liderou os franceses na competição com três gols. Com muita presença de área, incomodou muito os defensores adversários. Tem potencial para jogar na seleção principal.
Técnico
Gareth Southgate- 09/09/1970- Inglaterra
Equipe reserva (formada no 4-3-3)
Jordan Pickford (Inglaterra); Souleymane Coulibaly (Mali), Matthew Targett, Franco Edgar Benitez (Paraguai), Kortney Hause (Inglaterra); Abdou Diallo (França), James Ward-Prowse (Inglaterra), Gakuto Notsuda (Japão); Duncan Watmore (Inglaterra), Nathan Redmond (Inglaterra), Takuma Asano (Japão).