“Defesas de título” na Liga dos Campeões podem animar Juventus e Real...

“Defesas de título” na Liga dos Campeões podem animar Juventus e Real Madrid

Histórico de decisões em que um time tenta manter seu status de campeão servem de argumento para ambos os lados

COMPARTILHAR
Juventus superou o então campeão Ajax em 1996 (Foto: Reprodução)
Juventus superou o então campeão Ajax em 1996 (Foto: Reprodução)

Conquistar o título da Liga dos Campeões da Europa não é uma missão fácil, como todos já sabem. É preciso não apenas formar um grande time, mas também mostrar poder de decisão para levar a famosa taça “orelhuda” para casa.

Só que um desafio ainda maior que ganhar o troféu é defendê-lo. E essa é a missão que o Real Madrid, atual campeão europeu, tentará completar, no Estádio Millennium, em Cardiff, neste sábado (3), quando enfrenta a Juventus em busca do bicampeonato.

Para quem gosta de analisar o retrospecto como forma de tentar prever o futuro, o Alambrado traz algumas estatísticas das outras vezes em que um campeão no anterior tentou manter esse status na final. E no caso vigente, o passado soa ambíguo.

Para o torcedor mais empolgado do time madrilenho, vale se apegar à era de ouro. O famoso time da década de 1950, com Di Stéfano, Puskas, Gento e Kopa, entre outros, ganhou as cinco primeiras edições do torneio continental, defendendo seu título com maestria em todas as oportunidades em que esteve na final seguinte.

Depois da primeira conquista, contra o Stade Reims, em 1955, os merengues foram desafiados em decisões por Fiorentina, Milan, Stade Reims (mais uma vez) e Eintracht Frankfurt, adversários pelos quais passou incólume.

Soma-se a isso o histórico avassalador do Real Madrid em finais da Liga dos Campeões, com 11 títulos e apenas três vice-campeonatos, sendo que o último deles aconteceu em 1981. As estatísticas parecem pender para o lado blanco.

Mas a Juventus também tem alguns números históricos a seu favor. Apesar de ser o clube com mais vices na história da Liga dos Campeões (seis), a equipe de Turim tem um retrospecto positivo em cenários como o da final deste sábado.

Afinal, os dois títulos conquistados pela Vecchia Signora foram obtidos contra clubes que defendiam seu troféu conquistado na temporada anterior.

Na primeira glória europeia da Juve, em 1985, a equipe comandada por Platini, Boniek e Paolo Rossi viu-se em frente ao Liverpool, que havia faturado seu quarto título continental em 1984. A Juventus venceu por 1×0 com gol de Platini, embora a partida ficasse mais marcada pela tragédia que matou 39 torcedores no estádio de Heysel.

Onze anos depois, o clube alvinegreo alcançava mais um final contra rivais que chegavam com o status de atuais campeões. Tratava-se da “constelação” do Ajax. A exemplo de 1985, mais uma vitória dos italianos, agora nos pênaltis.

O histórico pesará na decisão em Cardiff? A resposta virá neste sábado. Não se sabe se o Real manterá sua tradição de manter o título ou a Juve seguirá seu histórico de impedir hegemonias, mas uma coisa é certa: você não pode perder esse jogo.

Deixe seu comentário!

comentários