Quem são os destaques da espetacular geração /97 do Ajax

Quem são os destaques da espetacular geração /97 do Ajax

Conheça os quatro destaques das categorias de base do Ajax

COMPARTILHAR
Cerny, Nouri e Van de beek são algumas das estrelas da base do Ajax (Foto: Divulgação/Ajax)

As categorias de base do Ajax têm como grande trunfo a valorização da técnica e da posse de bola. Com isso, vários jogadores de alto nível surgem a cada geração nascida no clube holandês. É uma espécie de fonte inesgotável de talentos. Mais do que isso: um estilo de jogo que nunca se dissipa.

Porém, na mesma proporção que a base é valorizada pelo clube, os resultados a nível europeu caíram. Lá se vão 21 anos do último dos quatro títulos europeus. E mais de uma década última boa participação em Champions League – temporada 2002-03.

Porém, a cada fornada, novos jogadores animam os torcedores. Uma, em especial, deixa torcedores de Ajax e da seleção holandesa atentos. A geração / 97 passa a ser a grande esperança – alguns já são realidades. Juntos com jogadores /96, o Ajax venceu tudo na base. Além dos títulos, talentos e jogo que coletivo que encantaram.

Pela Holanda, a geração foi vice-campeã europeia sub-17 em 2014, perdendo para a Inglaterra a final. Credenciais promissoras para o futuro. E não são só holandeses. Jogadores de outros países também estão no elenco. Conheça os trunfos do Ajax para o futuro:

Donny Van de Beek- Meio-campista- 18 anos

Um dos mais badalados jogadores holandeses, talvez o número um. Dono de uma técnica incomum para comandar o meio-campo, a promessa faz o setor acontecer. A todo o momento, Donny está com a bola, pensando e agindo. Com inspiração em Xavi e Iniesta, o jovem do Ajax tenta pegar um pouco dos dois. O estilo é híbrido. Com classe, pode ser o armador ou atuar mais recuado.

A Youth League 2015-16 foi de encher os olhos, apesar da eliminação nas quartas de final, diante do Chelsea. Foram seis jogos, com dois gols e três assistências. Aliás, o chute é mais uma das qualidades do jovem. Em 2016, estreou como profissional. E, inclusive, já marcou gol na equipe principal. Outra característica de Van de Beek é a capacidade de fazer gols bonitos com relativa frequência.

Abdelhak Nouri- Meio-campista- 18 anos

Nouri surgiu como um meteoro no futebol holandês. Até o sub-17, em 2014, o garoto era cercado de expectativas quanto a sua evolução. Franzino, era o dono do drible curto, da ginga, enfim, o atleta que descomplicava o jogo.

E ele se desenvolveu. Não só fisicamente. Mais inteligente em campo, com visão de jogo, Nouri é o cara que “decide” as partidas. Sem fugir do jogo, percorre toda a faixa ofensiva, com várias funções em campo.

A perna direita mágica o coloca como um dos mais promissores da Europa. Na última Youth League, foi um dos melhores da competição. Além de grandes jogadas, quatro gols e duas assistências em sete partidas. É chamado de Ronaldinho Gaúcho holandês – demonstração da habilidade do jogador.

Vaclav Cerny- Atacante- 18 anos

Ponta clássico da escola holandesa. A grande promessa da República Tcheca atua aberto pelo lado esquerdo e direito. O objetivo é chegar ao fundo e cruzar ou driblar e chutar. Com uma velocidade acima do normal, Cerny é a válvula de escape do Ajax. A força física também impressiona.

Desde os 14 anos está sendo convocado pela seleção nacional. Aos 16 anos, em 2013, assinou com o Ajax para liderar o setor ofensivo. Não é duro colocá-lo como uma promessa que dará certo. Apesar da queda técnica nesta temporada, estreou como profissional.

Gino Dekker- Atacante- 18 anos

Podemos dizer que Dekker é o Cerny do lado esquerdo. Habilidoso, veloz, mas talvez com mais presença de área. E o legal é que também tem boa estatura, mesmo assim muito ágil. Bekker fez uma boa Youth League 2015-16, com seis jogos disputados, marcando um gol e dando duas assistências.

Enquanto Cerny vai mais na técnica, Bekker vai na velocidade. Eficaz, é o coadjuvante de luxo do trio que enche a torcida de esperança. Não será surpresa se os quatro atuarem juntos pelo profissional. O chute bem colocado e forte é uma das principais qualidades.

Deixe seu comentário!

comentários

COMPARTILHAR
Jornalista. Apaixonado por futebol, seja ele de onde for. Fanático também por futebol de base