Quando o Grêmio conquistou o Brasil pela primeira vez

Quando o Grêmio conquistou o Brasil pela primeira vez

Em 1981, comandados por Ênio Andrade, o Tricolor vencia pela primeira vez o Brasileirão

COMPARTILHAR

A 60ª edição do Campeonato Brasileiro começa no dia 14 de maio. Uma das competições mais equilibradas e disputadas no mundo inteiro. Com muita história para contar, nós do Alambrado relembraremos algumas, como esta que aconteceu em pleno dia 3 de maio de 1981, quando o Grêmio conquistou pela primeira vez o Brasileirão. Embarque nesta viagem pelo tempo!

A fórmula de disputa naquele ano foi a seguinte: 44 equipes foram divididas em quatro grupos, enfrentando-se em turno único. As seis melhores colocadas avançavam para a segunda fase. Nesta etapa, seriam formados oito grupos com quatro clubes cada, enfrentando-se em turno e turno, com os dois melhores colocados se classificando. Depois, aí vinha o mata-mata.

Na primeira fase, o Grêmio ficou em quarto lugar no seu grupo, avançando. Na segunda etapa, caiu no mesmo grupo que o São Paulo. Mal sabiam que se encontrariam na decisão. O São Paulo ficou em primeiro e o Tricolor dos Pampas em segundo. E aí veio o mata-mata…

Nas oitavas, o Grêmio encarou o Vitória-BA. Na primeira partida, derrota por 2 a 1. Mas o Tricolor contava com a força do Olímpico Monumental, que fez valer e muito neste mata-mata. Na partida de volta, vitória por 2 a 0 e vaga garantida nas quartas. Era a vez de encarar o surpreendente Operário-MS. No primeiro jogo, vitória tranquila por 2 a 0. Já no reencontro, uma vitória magra por 1 a 0. O Tricolor chegava às semifinais.

Agora era a hora de encarar a Ponte Preta-SP. O primeiro jogo foi no Moisés Lucarelli e o Grêmio venceria fora de casa por 3 a 2. Acontece que na partida de volta, no Olímpico, o Tricolor perderia por 1 a 0, mas por contar com a vantagem, acabou avançando. Era a hora de encarar o São Paulo, campeão brasileiro em 1977 e com um verdadeiro esquadrão.

De Leon, um dos maiores zagueiros da história, ídolo Tricolor (Foto: Reprodução)
De Leon, um dos maiores zagueiros da história, ídolo Tricolor (Foto: Reprodução)

O Clube da Fé contava com craques como Valdir Peres, Oscar, Dario Pereyra, Marinho Chagas e Serginho Chulapa. Porém, o Grêmio também tinha um bom e aguerrido time. Leão, Hugo De Leon, China, Tarciso e Baltazar eram alguns deles.

A primeira partida foi realizada no Olímpico Monumental. O Grêmio contava com o apoio de mais de 60 mil torcedores. Mas o primeiro tempo seria desastroso para o Tricolor.

Isso porque o clube gaúcho desperdiçaria uma penalidade. Depois, o goleiro Leão teria de ser substituído por Remi e, para piorar, Serginho Chulapa abriria o placar para o São Paulo com um gol de cabeça.

Mas o Tricolor dos Pampas era aguerrido, valente e não entregaria o título de bandeja para a equipe paulista. No segundo tempo, aos 10 minutos, após chute de Renato, Paulo Isodoro desviava para empatar a partida. E seria ele mesmo, Paulo Isidoro, quem faria o gol da virada, o gol da vitória gaúcha. Aos 2 minutos, ele dominaria a bola perto da entrada da grande área, ela desviaria no marcador enganando Valdir Peres, morrendo no fundo da rede.

No segundo jogo, o Grêmio teria de encarar um Morumbi lotado, com quase 100 mil pagantes. Mas isso não amedrontaria os comandados de Ênio Andrade, que suportariam a pressão adversária e marcariam no segundo tempo, aos nove minutos, com Baltazar. O Tricolor Gaúcho estava com as mãos na Taça. O São Paulo perderia a cabeça e Sérginho Chulapa, expulso aos 43 minutos. Não havia mais o que fazer. O Grêmio era campeão brasileiro pela primeira vez em sua história!

Vilson Taddei era o 10 Tricolor em 1981 (Foto: Reprodução)
Vilson Taddei era o 10 Tricolor em 1981 (Foto: Reprodução)

O Grêmio conquistou apenas mais um Brasileirão depois deste, em 1996. Atualmente são 20 anos sem conquistar a competição nacional. E mais, desconsiderando estaduais, o clube gaúcho não conquista um título expressivo desde 2001, quando venceu a Copa do Brasil. Será que chegou a hora do jejum acabar? É com você, Roger Machado!

Deixe seu comentário!

comentários