O avassalador Botafogo-SP que sonha em voltar para a Série A

O avassalador Botafogo-SP que sonha em voltar para a Série A

Equipe do interior paulista tem o melhor ataque do Campeonato Brasileiro da Série C

COMPARTILHAR

O ano de 2001 foi marcante para o Botafogo-SP. Isso porque naquele ano a equipe de Ribeirão Preto foi vice-campeã paulista e esteve presente pela última vez na Série A do Campeonato Brasileiro. Atualmente, está na elite do Campeonato Paulista, atual campeão da Série D, conta com o melhor ataque do Brasileirão Série C e está em segundo lugar no Grupo B da primeira fase da edição.

São quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Foram 16 gols marcados contra apenas cinco sofridos. Além de ser o melhor ataque, tem a quarta melhor defesa desta edição, ficando com um saldo de gols de 11.

Muito deste sucesso no ataque se deve à dupla de ataque formada por Alemão e Diogo Campos. O primeiro revelado pelo Santos, e o segundo pelo Atlético Goianiense. Um com 27 anos e o outro prestes a fazer 26. Ambos os atletas possuem cinco gols em cinco partidas. Mais da metade dos gols marcados pela equipe interiorana saíram dos pés destes atacantes.

Alemão é um dos artilheiros do Botafogo-SP (Foto: Thiago Calil/Agência Botafogo)
Alemão é um dos artilheiros do Botafogo-SP (Foto: Thiago Calil/Agência Botafogo)

Outro determinante a favor do Bota é o fator casa. São três vitórias, um empate e nenhuma derrota no Estádio Santa Cruz. Além disso, é onde marcou mais gols na competição. Foram 10 gols marcados dentro de casa e apenas três sofridos. Uma grande fase da Pantera.

A boa fase no Brasileirão contraria a participação da equipe do interior no Paulistão 2016. No principal estadual do País, o Botafogo-SP decepcionou e brigou para não ser rebaixado. Na classificação geral, ficou na 13ª posição. Aí você pensa, “ué, não foi tão ruim, ficou apenas no meio da tabela”. Pois bem, justamente em 2016, o regulamento mudou. Não quatro, mas sim seis equipes foram rebaixadas. Por sorte, o Bota ficou a duas posições da primeira posição que levava ao descenso. Foram quatro vitórias, quatro empates e sonoras sete derrotas. Aproveitamento muito fraco.

O pífio desempenho deixou o Botafogo-SP sem vaga para a Copa do Brasil, perdendo a oportunidade de receber uma verba a mais em 2016, drama vivido pela maioria de clubes no Brasil que passam os anos com pouca receita. Por sorte, o Botafogo-SP ainda tem a Série C. Mas e quem nem disputa a Série D? Como é que se faz? Pois é…

Outro que deve ser enaltecido é o treinador Marcio Fernandes. O técnico do Botafogo chegou em fevereiro deste ano, após se demitir do Vila Nova-GO com poucos jogos sob o comando da equipe goiana. Ele não foi bem no Paulistão, mas mesmo assim foi mantido pela diretoria, que agora vem colhendo, mesmo com poucas partidas, os frutos de sua escolha.

Ainda tem muita água para rolar nesta Série C do Campeonato Brasileiro. O Botafogo ainda tem mais 11 jogos para comprovar a boa fase e assegurar uma das quatro vagas para as quartas de finais, para assim seguir vivo com o objetivo de subir à Série B em 2017 e o sonho de disputar novamente uma Série A do Brasileirão, o que não acontece há 15 anos.

Deixe seu comentário!

comentários