Os novos membros da fantástica fábrica de goleiros alemã

Os novos membros da fantástica fábrica de goleiros alemã

Escola de goleiros alemã não para de revelar talentos; Conheça três nomes que devem fazer sucesso em breve

COMPARTILHAR

Entre as grandes potências do futebol, é possível notar uma certa tendência de formar grandes jogadores em certas posições do campo. Ninguém discute, por exemplo, a capacidade que o Brasil sempre teve de revelar atletas habilidosos para o ataque. Ou a tradição italiana de formar ótimos zagueiros, assim como os argentinos se gabam por valorizar a técnica dos meias de armação.

Na Alemanha, que ao longo dos anos sempre foi conhecida pela regularidade e, até exageradamente, pelo pragmatismo, existem grandes craques em diversas funções do jogo. Mas se fosse preciso destacar apenas uma, seria difícil não reconhecer a capacidade de sempre mostrar excelentes goleiros.

Pare e pense: Qual foi a última vez em que os alemães estiveram mal-servidos debaixo das traves? A história do sempre trouxe grandes nomes da posição, com Hans Tilkowski, Sepp Maier, Harald Schumacher, Bodo Illgner, Oliver Kahn, Jens Lehmann, entre outros. Na atualidade, por exemplo, a briga pelo posto de titular na seleção fica entre os gigantes Neuer e Ter Stegen, com os ótimos Bernd Leno e Kevin Trapp como opções.

Além destes nomes mais badalados, a Alemanha conta ainda com um variado leque de opções jovens, que podem segurar a bronca caso o esquadrão nacional necessite em um futuro próximo. Goleiros que acabam não recebendo tanta atenção frequentemente, muito por conta de defenderem equipes menores. Confira com o Alambrado três desses arqueiros que representam bem a ótima escola de goleiros alemã:

Oliver Baumann 

O Hoffenheim é um dos times na briga contra o descenso na Bundesliga, mas se tem alguém que não merece o ônus da derrota é o goleiro Baumann, de 25 anos. Revelado pelo Freiburg, ele se tornou titular do clube em 2010, aproveitando a badalação trazida pelas convocações nas seleções de base alemãs.

Apesar do desempenho um tanto irregular nos primeiros anos, Baumann mostrou o suficiente para chamar atenção do Hoffenheim, que o contratou em 2014. Agora mais maduro, ele mostra segurança e agilidade impressionantes. Os números falam por si: Apesar da má campanha do clube, Baumann se destaca com impresionantes 117 defesas realizadas no campeonato até agora, média de 4,5 intervenções difíceis por partida.

Por conta da enorme concorrência na seleção alemã, Baumann ainda não foi convocado para o time principal uma vez sequer. Mas mantendo o ritmo atual, a tendência é que chame a atenção de um clube maior e tenha em breve sua grande chance.

Timo Horn

Horn é uma das maiores esperanças alemãs para a posição nos últimos anos. Nascido e criado em Colônia, defende desde o início da carreira o tradicional clube de sua cidade natal, o FC Köln. Estreou no time principal com apenas 18 anos, e não perdeu mais a posição. Hoje, aos 22, já é considerado um dos melhores da liga alemã.

O jovem impressiona pelos reflexos e a capacidade de defender usando o corpo todo, fazendo muitas defesas com os pés e se atirando corajosamente com o rosto para evitar os gols dos rivais. Com 1,92m, tem uma envergadura que favorece muito suas defesas, chegando rapidamente até mesmo nas bolas rasteiras.

Loris Karius

Quem assistiu ao embate entre Borussia Dortmund e Mainz no último fim de semana viu um verdadeiro duelo de ataque contra defesa, em que o talentoso time amarelo praticamente bombardeou o rival por todo o tempo. O placar final, um modesto 2×0, seria muito mais largo se não fosse o garoto Loris Karius, de 22 anos, que impediu um vexame maior. Ele já tinha feito algo semelhante contra o poderoso Bayern, rodadas antes.

Esse é um dos trunfos do jovem goleiro: crescer em jogos importantes. Esse desempenho ajudou muito o Mainz a obter uma campanha surpreendente na liga alemã, ocupando a sexta posição. Karius, por sua vez, é dono do quarto posto na lista de goleiros que mais fazem defesas, com um total de 99 até o momento, quase quatro por partida.

Entre seus atributos mais fortes estão a saída do gol e a colocação, que fazem com que muitas vezes uma intervenção difícil pareça banal para olhos menos atentos. Mas não se engane: Karius pode não ter pose, mas tem futuro. Algo já observado até por Borussia e Bayern, que já indicaram interesse no goleiro.

Deixe seu comentário!

comentários