Análise dos grupos das Eliminatórias europeias de 2018

Análise dos grupos das Eliminatórias europeias de 2018

Conheça melhor os grupos para as Eliminatórias europeias da Copa do Mundo 2018

COMPARTILHAR

Já foi dada a largada para as Eliminatórias da Copa do Mundo 2018. O curioso é que no caso europeu outra fase de qualificação ainda está sendo disputada – para a Eurocopa 2016. Mesmo assim, a competição da Rússia, que será jogada daqui três anos, segue sendo motivo de cobiça de todas as seleções.

Na Europa, temos a luta mais intensa por uma vaga no Mundial. A Rússia já está garantida. Restam 13 vagas em disputa. São 52 seleções dividas em nove grupos. Da chave A até a G, são seis nações. Já os grupos H e I contam com cinco seleções. Classifica-se de forma direta quem terminar a fase na liderança de seus grupos.

Todo mundo quer chegar à Copa (Foto: Reprodução/londrinacountryclub.com.br)
Todo mundo quer chegar à Copa (Foto: Reprodução/londrinacountryclub.com.br)

No entanto, há uma segunda chance para os vice-líderes. Os oito segundos colocados – o pior vice-líder está fora – disputam a repescagem em dois jogos. Os quatro vencedores alcançam a Copa do Mundo.

A equipe do Alambrado montou um miniguia para  mostrar quais os grupos e favoritos nas grandes Eliminatórias Europeias.

Grupo A

Seleções: Holanda, França, Suécia, Bulgária, Bielorrússia, Luxemburgo

Favorito: França

Repescagem: Holanda

No grupo da morte, a Holanda já teme o fantasma de 2002, quando ficou de fora do mundial. Apesar de ser cabeça-de-chave, o grupo conta com a forte seleção francesa. Além disso, a sempre cascuda Suécia, de Ibrahimovic, promete entrar na briga. Há ainda a Bulgária, que faz boa campanha nas Eliminatórias para a Eurocopa 2016 e tem uma boa geração surgindo.

A Bielorrússia é a típica seleção que deve roubar pontos de alguma potência. Diferentemente de Luxemburgo, que ainda engatinha e foi prejudicada pela força da chave. Caso queiram se classificar em primeiro lugar, Holanda e França devem golear a seleção dos leões.

Grupo B

Seleções: Portugal, Suíça, Hungria, Ilhas Faroé, Letônia, Andorra

Favorito: Portugal

Repescagem: Suíça

Os portugueses têm a chance de se classificar para uma Copa do Mundo sem repescagem depois de muito tempo. Para isso, contam com Cristiano Ronaldo e um grupo tranquilo. O único time capaz de fazer frente aos lusos é o suíço. Em constante evolução, Shaqiri e companhia devem fazer um carnaval diante de defesas mais frágeis e acabar com o status de ferrolho.

Os húngaros podem seguir crescendo e surpreender. Assim como as Ilhas Faroé, que surpreenderam o mundo ao vencer a Grécia. Até por isso, talvez estejam à frente dos letões. Já Andorra… Bom, Andorra deve seguir com uma das piores seleções europeias.

Grupo C

Seleções: Alemanha, República Tcheca, Irlanda do Norte, Noruega, Azerbaijão, San Marino

Favorito: Alemanha

Repescagem: República Tcheca

Favorita absoluta, a Alemanha deve passar tranquila pela chave C. Atual campeã mundial, a força dos craques deve ser impactante para um grupo mais fraco tecnicamente. Até por isso, a República Tcheca poderá voltar ao mundial depois de 12 anos.

Mais atrás estão os norte-irlandeses, em crescimento constante, e a Noruega. O Azerbaijão, ainda em desenvolvimento, deve fazer figuração. Já San Marino lutará para não ser a pior seleção da Europa.

Grupo D

Seleções: País de Gales, Áustria, Sérvia, Irlanda, Moldávia, Geórgia

Favorito: Áustria

Repescagem: Sérvia

A seleção de País de Gales vem surpreendendo ao alcançar o posto de cabeça-de-chave e entrar no top 10 do ranking da FIFA. Mesmo assim, os austríacos demonstram estar em outro nível técnico. Em um grupo muito equilibrado, há chances de qualquer equipe chegar, no mínimo, na repescagem. Menos a Moldávia, ainda frágil.

Até a Geórgia, evoluindo muito, pode disputar uma posição na repescagem. A Sérvia, muito forte tecnicamente,  é postulante até a uma vaga direta. Assim como a sempre tradicional Irlanda.

Grupo E

Seleções: Romênia, Dinamarca, Polônia, Montenegro, Armênia, Cazaquistão

Favorito: Romênia

Repescagem: Polônia

Outro grupo muito equilibrado. De cara, a seleção romena parece estar muito forte e vem de bons resultados. Ao mesmo tempo, a Polônia de Lewandowski promete dar muito trabalho. E um pouco, mas bem pouco atrás, está a Dinamarca dos novos talentos Fischer e Hojbjerg.

A escola iugoslava estará representada por Montenegro. Jovetic terá que fazer milagre para resultados melhores. Assim como Mkhitaryan na Armênia. Talento puro do armador. O Cazaquistão deve apenas fazer aparições modestas no grupo.

Grupo F

Seleções: Inglaterra, Eslováquia, Escócia, Eslovênia, Lituânia, Malta

Favorito: Inglaterra

Repescagem: Eslováquia

Se seguir a toada das Eliminatórias da Euro 2016, podemos esperar uma Inglaterra arrasadora. Com uma geração muito técnica, os ingleses têm tudo para confirmar o favoritismo e se classificar para a Copa do Mundo. Para a segunda vaga, três seleções aparecem com chances parecidas.

A Eslováquia aposta em uma base forte e em Hamsik. Já a Escócia esperar voltar ao Mundial depois de muito tempo longe. Diferentemente da Eslovênia, presente em dois dos últimos quatro mundiais.

Lituânia e Malta devem apenas cumprir tabela. Malta, inclusive, busca ao menos não terminar na lanterna.

Grupo G

Seleções: Espanha, Itália, Albânia, Israel, Macedônia, Liechtenstein

Favorito: Espanha

Repescagem: Itália

O sorteio reservou para a Itália um adversário indigesto. Podemos falar do desempenho da Espanha no último Mundial, mas a Fúria costuma ser perfeita em eliminatórias, independente do adversário.

Sorte dos italianos que o restante do grupo está em outro nível. Podemos colocar como segundo bloco as emergentes Albânia e Israel. Principalmente a primeira seleção, que vem conseguindo bons resultados.

Macedônia e Liechtenstein brigam para não fazer feio. Apesar de ser patinho feio, a seleção bicolor vem evoluindo e alcançando bons resultados. Será a grande chance de comprovar tal crescimento.

Grupo H

Seleções: Bélgica, Bósnia, Grécia, Estônia, Chipre

Favorito: Bélgica

Repescagem: Bósnia

A “ótima geração belga” mais uma vez terá um caminho facilitado nas Eliminatórias. Superior a todos os adversários, a Bélgica tende a sobrar na classificação. Assim como a Bósnia na segunda posição.

Isso porque a Grécia passa por um momento muito difícil, mesmo sabendo que nunca se deve subestimar os surpreendentes guerreiros de Atenas. Quem também pode surpreender é o Chipre, com boas colocações em Eliminatórias passadas. A Estônia deve brigar para não perder todas como visitante.

Grupo I

Seleções: Croácia, Islândia, Ucrânia, Turquia, Finlândia

Favorito: Croácia

Repescagem: Ucrânia

Considerado o grupo mais fraco, podemos dizer que também é uma das chaves mais equilibradas das Eliminatórias. Largando na frente aparece a Croácia, com uma geração forte e que promete cada vez mais. Assim como a Ucrânia, com jogadores técnicos e em crescimento bem grande.

Um pouco abaixo estão a surpreendente seleção islandesa – com campanha muito boa nas Eliminatórias para a Euro 2018 – e a Turquia, com uma boa geração, mas que não engrena. A Finlândia deve ser a seleção mais fraca do grupo.

 

 

 

 

Deixe seu comentário!

comentários