A temporada 2015/16 promete muito na Europa. Com várias competições a serem disputadas, o continente promete novamente disponibilizar o que há de melhor no que diz respeito à qualidade técnica dos elencos.
Mesmo gastando muito com contratações bombásticas, as principais equipes seguem apostando em joias. Na temporada passada, por exemplo, os finalistas da Champions League contavam com jovens atletas.
De um lado, Morata e Pogba pela Juventus. No Barcelona, Ter Stegen era o goleiro. Isso sem citar Neymar, astro mesmo com pouca idade.
A equipe do Alambrado elaborou uma espécie de guia com promessas a seguir das equipes favoritas nas seis principais ligas europeias. Para esta lista são levados em conta apenas jogadores sub-20, nascidos a partir de 1995. Vale conferir.
Campeonato Espanhol
Atlético de Madrid
A equipe de Diego Simeone é reconhecidamente bem montada. Para esta temporada, perdeu dois importantes jogadores. Arda Turan e Mandzukic saíram e deixaram torcedores tristes. Porém, mais uma vez, o clube agiu rápido no mercado.
Além de ótimos reforços, Simeone poderá contar com dois jovens de muita qualidade no seu elenco. Ángel Correa é o mais famoso. Melhor jogador do Sul-Americano Sub-20 e principal expoente argentino da geração, tem tudo para brilhar no futebol europeu.
Muito habilidoso e bom finalizador, deve receber chances em breve no time da capital.
Outra aposta é Lucas Hernández, lateral-esquerdo de 20 anos. Muito elogiado nas categorias de base, foi peça importante da seleção francesa no Europeu Sub-19. Ótimo na marcação, terá concorrentes de peso na posição.
Barcelona
Atual campeão europeu, além de vencedor da Copa do Rei e do Campeonato Espanhol, o Barcelona espera repetir o sucesso nesta temporada. E conta com um elenco que parece ficar cada vez melhor.
As contratações feitas pelo time só serão utilizadas em janeiro, graças à punição imposta pela UEFA. Logo, jovens jogadores de La Masia devem ganhar chances, principalmente no setor de ataque.
Caso algum integrante do trio mágico não possa jogar, a reponsabilidade cairá sobre a dupla Munir El-Haddadi e Sandro Ramirez.
Atacantes de 20 anos, os dois fizeram sucesso nas categorias de base. Sandro costuma jogar mais centralizado e Munir mais aberto. Porém, o faro de gol é compartilhado pelos dois atletas.
No meio-campo, Sérgio Samper e Halilovic podem ganhar oportunidades. O primeiro, de 20 anos, fazendo a função de Busquets. Já o segundo, que veio com status de astro da base, precisa evoluir. Era considerado um sucessor potencial de Iniesta.
Real Madrid
Nos últimos anos, o Real Madrid voltou a ser conhecido pelas contratações impactantes. O poderoso clube espanhol muitas vezes deixa de lado a sua forte categoria de base. No entanto, o pensamento nesta temporada parece ter mudado, de certa forma.
Ao menos no que se vê na política das transferências. Na última temporada, foram contratados vários “astros” jovens. A mais famosa foi a contratação da joia norueguesa Martin Odegaard, de apenas 16 anos.
Integrado ao elenco profissional, o meia-atacante pode ganhar experiência fazendo parte de um dos melhores times do mundo, mesmo que ainda não esteja pronto para ser titular do clube merengue.
Outra contratação bombástica no ano passado foi a de Marco Asensio. Conhecido como “Messi espanhol”, o Real desembolsou mais de dez milhões de reais em um jogador de apenas 18 anos.
O Mallorca aproveitou para fazer caixa com a joia. Caso não seja novamente emprestado, deve receber as suas primeiras chances com a prestigiada camisa.
Campeonato Inglês
Arsenal
Conhecido por aproveitar muitos jovens, o Arsenal novamente apresenta um menu interessante de promessas. Apesar de já contar com um elenco muito forte, Arsene Wenger sempre procura dar chances às categorias de base.
No elenco desta temporada, alguns jovens podem começam a ganhar mais chances no profissional e outros buscam ratificar o bom momento. São os casos de Héctor Bellerín e Calum Chambers, ambos de 20 anos. Serge Gnabry, da mesma idade, busca ser uma opção no concorrido ataque. Apesar do talento, a concorrência de grandes jogadores atrapalha o alemão.
Ainda mais jovens, Zelalem, de 18 anos, e Adelaide, 17 anos, podem ganhar chances pontuais. Talentosos, já foram elogiados por Wenger e são esperanças da torcida londrina para a temporada.
Chelsea
Atual campeão da Premier League e favorito para a conquista do bicampeonato, os azuis londrinos estão ainda mais fortes. Assim como o Real Madrid, o Chelsea fez algumas contratações impactantes de jovens jogadores. Um deles, o brasileiro Nathan, ex-Atlético Paranaense, já foi emprestado para o Vitesse.
A prática é comum no clube inglês, para que os jovens ganhem ainda mais experiência. O apelo dos torcedores é para que José Mourinho utilize as promessas, já que o time vem de resultados espetaculares.
Na escala de hierarquia do clube, Nathan Ake, holandês de 20 anos, e Bertrand Traoré, burquinense da mesma idade, estão na frente. Após passarem por empréstimos, Mourinho deve dar chances aos dois. O primeiro, zagueiro, deverá encontrar concorrência menor. Já o atacante precisará ter calma até receber chances reais.
Porém, o grande destaque para a temporada é Loftus-Cheek. Desde muito jovem no Chelsea, conseguiu conquistar José Mourinho. Volante com grande capacidade de marcação e de chegada à frente, é a esperança da seleção inglesa. Pode substituir Matic eventualmente. Potencial para dominar a posição nos próximos anos.
Liverpool
Sentindo o peso de um jejum enorme a falta de dinheiro abundante que os rivais possuem, o Liverpool passou a vender para poder comprar. Na temporada passada, Luis Suarez. Agora, a vez foi de Sterling. E novamente algumas contratações milionárias foram feitas.
Porém, a grande aposta para substituir Sterling repousa nos ombros de um prata da casa. Jordon Ibe, jovem atacante de 19 anos, possui características muito parecidas com as do antigo jogador. Muito rápido e com o recurso do drible, promete estourar neste ano. A força física o ajuda.
Jerome Sinclair, um ano mais novo, é outro que promete. Centroavante, tem faro de gol e fez sucesso nas categorias de base da equipe. Mais atrás, Jordan Rossiter, 18 anos, é moldado para ser uma espécie de Gerrard. Muito técnico, o meio-campista dita as ações do time em campo.
Para a defesa, o Liverpool trouxe Joe Gomez, 18 anos, do Charlton. Muito forte, é presença constante nas seleções de base da Inglaterra.
Manchester City
O Manchester City voltou a atacar com as suas loucuras no mercado de transferências. A contratação de Sterling por mais de R$ 200 milhões causou dúvida na torcida. Porém, a equipe segue cotada como uma das postulantes ao título do Campeonato Inglês.
Entre os mais jovens, a aposta é em uma dupla de muito talento. Kelechi Ineahacho, nigeriano de 18 anos, e Patrick Roberts, grande promessa inglesa da mesma idade, prometem dar muito o que falar no futuro.
Por ora, ambos já tiveram sua dose de destaque na pré-temporada. Ineahacho tem um estilo mais técnico, cerebral. Já Roberts é um típico atleta de lado de campo. Rápido e habilidoso, tem muito talento para brilhar, após boa temporada no Fulham.
“Concorrente” de Ineahacho, o português Rony Lopes vem perdendo espaço. Após uma temporada ruim no empréstimo pelo Lille, algumas questões começam a aparecer sobre o talento do luso. Essa será a temporada para a afirmação.
Na defesa, Jason Denayer, de apenas 20 anos, promete brigar forte. Emprestado ao Celtic, conseguiu ser titular da equipe e ter ótimas atuações. Técnico, tem como grande modelo o compatriota Kompany,
Manchester United
Para o clube que preza por suas categorias de base vencedoras e pela ótima transição, o ano passado do United não foi tão proveitoso quanto a utilização dos talentos jovens. Isso se você não citar a defesa.
Setor mais carente da equipe (e continua sendo), o treinador Louis Van Gaal precisou ousar e colocar jovens defensores. Tyler Blackett, mais experiente, foi auxiliado por Paddy McNair, 20 anos de idade. E a promessa não fez feio.
Apesar de algumas falhas, o norte-irlandês impressionou e mostrou que pode ser uma opção viável para a zaga do Manchester United, que continua contratando estrelas para o setor ofensivo. Talvez por isso alguns jovens tenham as chances diminuídas.
É o caso de Andreas Pereira, novo furacão do futebol inglês – e brasileiro. O meio-campista de 20 anos provavelmente terá poucas chances, mas conta com a sua personalidade para agarrar os poucos minutos. Assim como o atacante inglês James Wilson, de apenas 19 anos.
Outra incógnita é Januzaj. Considerado um dos maiores potenciais da Europa, ainda não se afirmou e essa temporada passa a ser de suma importância para o meio-campista de 20 anos. Talento o belga tem de sobra.
Campeonato Alemão
Bayer Leverkusen
Um dos clubes mais equilibrados do futebol alemão, o Bayer Leverkusen busca acabar com o jejum de nunca ter ganhado o campeonato nacional. E a consciência do time das aspirinas é de que quebrar esse jejum seguirá muito difícil.
Claramente com o objetivo de ficar na zona de classificação para a Champions League, o clube não fez loucuras no mercado. Além do mais, confia em uma zaga promissora e muito jovem.
Ao contratar o zagueiro Jonathan Tah, de 19 anos, juntamente ao Hamburgo por quase R$ 40 milhões, ficou claro que a aposta será na juventude no setor defensivo.
O forte defensor pode atuar ao lado de Jedvaj, um ano mais velho. O croata combina bem com o estilo de Tah. Mais técnico, tem boa saída de bola e é uma das apostas do clube para um futuro melhor.
No ataque, Julian Brandt, 19 anos, é quase unanimidade. Um dos grandes expoentes alemães da geração, já acumula 37 partidas, com seis gols marcados. Rápido e técnico, deve se firmar como titular do time.
Bayern de Munique
Difícil não apontar a equipe de Guardiola como a mais forte postulante ao título alemão. Quem sabe até à conquista europeia. Cada vez mais entrosado, e agora com reforços pontuais – Vidal e Douglas Costa –, é complicado acha um ponto fraco no elenco do Bayern.
Até por isso, os jovens terão que esperar um pouco para assumir protagonismo. Isso não impede de ganhar chances no time. Três dos principais talentos atuam no meio-campo, justamente um dos setores mais recheados.
Gianluca Gaudino, 18 anos, Joshua Kimmich, 20 anos, e Pierre Hojberg, 19 anos, atuam na mesma faixa e brigam por chances. Mesmo assim, cada um possui uma característica. Gaudino se assemelha mais a Xabi Alonso. Volante com bom poder de marcação e bom passe. Hojberg também pode ser comparado ao espanhol, mas também consegue jogar mais adiantado.
Kimmich, grande esperança da seleção alemã, é comparado a Schweinsteiger. Capaz de atuar mais recuado ou em uma segunda linha, executa tudo com maestria. Um comandante silencioso que promete muito nesta temporada alemã.
No setor ofensivo, Julian Green, 20 anos, e Sinan Kurt, de apenas 19 anos, são atletas que talvez precisem esperar ainda mais.
Borussia Dortmund
Com novo técnico, o Borussia busca também ter uma vida nova. Após uma temporada decepcionante, a muralha amarela espera se alegrar com os comandados de Thomas Tuchel.
E o novo técnico poderá contar com várias promessas para a defesa. Apesar de contar com quatro atletas experientes entre os titulares, no banco a aposta é na base. Marian Sarr, 20 anos, e Jeremy Dudziak, um ano mais jovem, esperam poder corresponder quando preciso na temporada.
Mais à frente, Julian Weigl, contratado do tradicional 1860 Munique, pode aprontar. O meio-campista de 19 anos mostrou muita técnica e habilidade na divisão inferior. Jon Gorenc Stanković, da mesma idade, é outro que pode aparecer. O esloveno passou por todas as seleções de base e empolga a torcida. Quem sabe outra surpresa não possa aparecer durante a temporada.
Wolfsburg
O vice-campeonato da temporada passada parece não ter sido por acidente. A boa campanha aliada ao bom futebol apresentado, além é claro da vitória sobre o Bayern de Munique na Supercopa da Alemanha, colocam a equipe como candidata ao título.
E uma das principais peças da equipe é um jovem. Maximilian Arnold, um dos principais espelhos para outras promessas. Gergely Bobál, 19 anos, e Sebastian Stolze, 20 anos, esperam aproveitar as oportunidades.
O húngaro e o alemão são centroavantes altos e com boa presença na área. Faro de gol dos dois jogadores. Outro que espera chances é o suíço Francisco Rodriguez, irmão do lateral Ricardo Rodriguez. Contratado do Zurique, espera seguir os passos do parente famoso.