O técnico argentino José Néstor Pekerman, de 65 anos, é tratado como ídolo na Colômbia. No comando da seleção sul-americana desde 2012, ele foi um dos responsáveis por levar os “cafeteros” até as quartas de final da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A equipe, eliminada pelos anfitriões por 2 a 1, alcançou o melhor desempenho do país em mundiais.
Depois de uma breve novela, Pekerman, também apelidado de “professor”, decidiu renovar seu contrato e seguirá no cargo até a próxima Copa do Mundo, na Rússia. Antes, porém, o ex-jogador terá dois desafios importantes: conduzir o processo de renovação dentro do time e aproveitar a talentosa geração para tentar ganhar um título de expressão.
Com três taças de mundiais sub-20 no currículo, todas conquistadas à frente do selecionado de seu país natal (Catar, em 1995, Malásia, em 1997, e Argentina, em 2001. Curiosamente, cada cachorro seu possui o nome de uma das sedes do torneio juvenil), o treinador agora tenta repetir o feito do ex-defensor e hoje colega de profissão Francisco Maturana: ser campeão da Copa América.
Na temporada de 2001, Maturana teve a oportunidade de comandar a Colômbia na primeira vez que o país recebeu a competição continental mais antiga do mundo e, sem conceder um gol sequer, conseguiu faturar o título de maneira inédita, a maior glória cafetera. Em 2015, a disputa será no Chile, entre os dias 11 de junho e 4 de julho.
Há 14 anos, os anfitriões venceram as seis partidas que protagonizaram (2 a 0 contra a Venezuela, 1 a 0 diante do Equador, 2 a 0 sobre o Chile, 3 a 0 contra o Peru, 2 a 0 em cima de Honduras e 1 a 0 sobre México), tendo a melhor defesa, o melhor ataque e o artilheiro: Victor Aristizábal (6 gols), que já havia passado por São Paulo e Santos e defendia então o conterrâneo Deportivo Cali.
Para atingir os objetivos citados, Pekerman convocou nesta sexta-feira (20) 24 jogadores para os amistosos contra Bahrein e Kuwait, em 26 e 30 de março, respectivamente, no Oriente Médio, com cinco novidades: os laterais esquerdos Johan Mojica e Darwin Andrade, o volante Wílmar Barrios e os atacantes Andrés Rentería e Rafael Santos Borré.
Enquanto Andrade (24 anos) defende o Standard Liège-BEL, Mojica (22 anos) atua na segunda divisão espanhola com o Real Valladolid. Já Rentería (22 anos), por sua vez, está no Santos Laguna-MEX, ao passo que Barrios (21 anos) é atleta do Tolima-COL. Por fim, Borré (19 anos) também atua na liga colombiana, porém com as cores do Deportivo Cali.
Com esses nomes, o “Professor” trata de trabalhar a nova geração com aquela que já conquistou ótimos resultados. Hoje, a Colômbia é a terceira colocada no ranking de seleções da FIFA, atrás de Alemanha (1ª) e Argentina (2ª). Apesar de a renovação sempre ser difícil, Pekerman, tão bem sucedido nas categorias de base, tem tudo para repetir Maturana e montar um time forte.
Além dos mais novos convocados, o técnico também incluiu em sua lista o atacante Falcao García, ausência no Mundial no Brasil por conta de uma lesão e que vive má fase no Manchester United-ING. Por outro lado, o meia James Rodríguez (Real Madrid), astro da equipe, recupera-se de cirurgia no pé direito e será desfalque.
Veja abaixo a lista dos 24 jogadores convocados para defender a Colômbia:
Goleiros
David Ospina (Arsenal/Inglaterra)
Camilo Vargas (Atlético Nacional/Colômbia)
Defensores
Jeison Murillo (Granada/Espanha)
Pedro Franco (Beşiktaş/Turquia)
Darwin Andrade (Standard Lieja/Bélgica)
Eder Álvarez Balanta (River Plate/Argentina)
Pablo Armero (AC Milán/Itália)
Johan Mojica (Valladolid/Espanha)
Santiago Arias (PSV Eindhoven/Holanda)
Daniel Bocanegra (Atlético Nacional/Colômbia)
Meio-campistas
Fredy Guarín (Inter de Milán/Itália)
Abel Aguilar (Toulouse/Fraça)
Juan Guillermo Cuadrado (Chelsea/Inglaterra)
Carlos Sánchez (Aston Villa/Inglaterra)
Alexander Mejía (Monterrey/México)
Juan Fernando Quintero (Porto/Portugal)
Wilmar Barrios (Deportes Tolima/Colômbia)
Edwin Cardona (Monterrey/México)
Atacantes
Falcao García (Manchester United/Inglaterra)
Carlos Bacca (Sevilla/Espanha)
Adrián Ramos (Borussia Dortmund/Alemanha)
Teófilo Gutiérrez (River Plate/Argentina)
Andrés Rentería (Santos/México)
Rafael Santos Borré (Deportivo Cali/Colômbia)