Reformulada, Jamaica terá nova chance de glória inédita na Copa Ouro

Reformulada, Jamaica terá nova chance de glória inédita na Copa Ouro

Reggae Boyz eliminaram o México de Osorio e enfrentarão os Estados Unidos na grande final

COMPARTILHAR
Jamaica Copa Ouro 2017
Jamaica está na decisão da Copa Ouro pela segunda vez consecutiva (Foto: Divulgação/CONCACAF)

Ela voltou querendo mais. Na noite deste domingo (23), a Jamaica venceu por 1 a 0 a semifinal contra o México, seu algoz na última decisão da Copa Ouro, e definirá pela segunda vez o título do torneio da CONCACAF, desta vez contra os Estados Unidos. A partida será realizada na próxima quarta-feira (26), no Levi’s Stadium, em Santa Clara.

Sob a direção do técnico local Theodore Whitmore, os Reggae Boyz conseguem repetir a façanha de dois anos atrás, mas com uma inversão no roteiro. Naquela ocasião, o selecionado caribenho era treinado pelo alemão Winfried Schäfer e conquistou a vaga inédita para a final ao superar por 2 a 1 os Estados Unidos, atuais campeões à época.

Já na edição vigente, o escrete jamaicano bateu a equipe alternativa dos mexicanos no fim do segundo tempo, no Rose Bowl, graças ao belo tento de falta convertido pelo defensor Kemar Lawrence. O arqueiro Jesús Corona mal saiu do lugar. Esse foi o sexto gol dos Reggae Boys em 5 jogos. Os Estados Unidos marcaram quase o dobro – foram 11.

Por outro lado, a Jamaica teve sua meta vazada apenas duas vezes: a primeira diante de El Salvador na fase de grupos, e a segunda na semifinal contra o Canadá, enquanto o US Tem viu sua rede balançar em três oportunidades, mas só nas rodadas iniciais, ante Panamá e Martinica, que gritou gol duas vezes. Tim Howard está invicto desde então.

Para a grande final, os norte-americanos, mesmo com alguns desfalques, estão com o favoritismo, pois, além de terem crescido ao longo da competição, também são mais fortes e jogam em casa. O técnico Bruce Arena luta pelo sexto título do país na competição, que o aproximaria do México, recordista com sete taças.

Toda a expectativa sobre os ombros dos Estados Unidos pode ser um fator contributivo para a reformulada Jamaica, que manteve no elenco apenas cinco jogadores da última final. São eles os goleiros Andre Blake e Dwayne Miller, o defensor Kemar Lawrence, o meia Je-Vaughn Watson e o atacante Darren Mattocks.

É importante também destacar o desempenho dos avantes Darren Mattocks e o jovem Romario Williams, de 22 anos. Ambos atuam nos Estados Unidos e já marcaram dois gols cada. Lawrence é outro nome que faz bom campeonato e, certamente, são peças fundamentais na busca pela glória inédita em território ianque.

Deixe seu comentário!

comentários