Copa São Paulo virou sinônimo de principal celeiro de craques do futebol brasileiro. Tanto elogios como críticas pasteurizaram-se e muitas viraram clichês com marca registrada. A edição de 2015 foi a 46° da história e a que reuniu o maior número de times: 104. Do Oiapoque ao Chuí. De Bufalo a Vanlilo Paulino. De projetos de Popstars da bola a nomes de jogadores que passaram incólumes na competição.
Ao contrário do que muitos dizem, as grandes equipes desta Copinha trouxeram jogadores de grande nível. Algumas mudanças em relação ao posicionamento tático pós 7 a 1 foram notados. Poucos, mas avanços simbólicos. Até mesmo o interior voltou a surpreender e revelar bons jogadores.
Isaac Prado, do Botafogo-SP, é um deles. O centroavante alto terminou o torneio com 8 gols marcados e empatado na artilharia com Gabriel Vasconcelos, do campeão Corinthians, e Santiago, do bom São Caetano.
E como de praxe, vamos montar nossa seleção da Copa São Paulo com o MVP incluso. A competição que já teve Neymar, Lucas, Oscar, Ganso e Marquinhos, só para citar nomes mais recentes, tem agora seus novos craques.
Seleção da competição (4-3-3)
Goleiro
Talles Lima- 17 anos- Botafogo-SP
Até a final da Copinha, Talles fazia uma competição perfeita. Muito ágil e com reflexo apurado, o goleiro tinha tomado nove gols em oito partidas. Parou os ataques de Fluminense, Grêmio e Palmeiras. Na final, Fazia uma partida impecável até o frango sofrido em chute do corintiano Maycon. Falha que mancha, mas não apaga a grande competição do goleiro.
Lateral-direito
Léo Príncipe- 19 anos- Corinthians
Um dos laterais mais badalados da geração /95, Léo chegou com moral no Corinthians. Vindo do flamengo, foi um dos investimentos do Timão para o sub-20. Lateral com boa chegada ao ataque, marcou gol importante contra o rival São Paulo. Léo tem muita facilidade para chegar até a linha de fundo. Na final, superou sua limitação na marcação e fez grande partida defensiva.
Zagueiros
Rodrigo Sam- 19 anos- Corinthians
Mais um dos contratados do Corinthians. Proveniente do Marília, Rodrigo fez uma ótima competição do início ao fim. Muito seguro por cima e por baixo, formou ótima defesa com Rafael Augusto e também Pedro Henrique. Raçudo, formou a melhor linha defensiva da competição. Foram seis gols tomados em oito partidas.
Caio Ruan- 19 anos- Botafogo
Alto e forte no jogo aéreo, o capitão do Pantera era a grande referência da equipe. Melhor zagueiro do torneio, sobrou na final contra o ataque corintiano. Emprestado pelo Rio Branco-ES, ainda não sabe se continua na equipe ribeirão-pretana.
Lateral-esquerdo
Guilherme Arana- 17 anos- Corinthians
Experiente aos 17 anos, o lateral-esquerdo corintiano disputou a segunda final da Copinha. Com vigor físico e técnica, era um ponto de equilíbrio do Timão. Melhor lateral brasileiro da sua geração, Guilherme Arana já é um que treina no elenco profissional e vislumbra uma vaga na equipe de Tite. Após um vice, conseguiu o título com o Corinthians na segunda tentativa.
Meio-campistas
Marciel- 19 anos- Corinthians
Com propriedade, para nós, o MVP do torneio. Técnica, visão de jogo, bom chute e boa marcação. Ingredientes que formam um meio-campista moderno e que transformam Marciel em uma joia. Em um ano de Corinthians, a tríplice coroa: paulista sub-20, brasileiro sub-20 e Copa São Paulo. Conquistas que em muito devem-se ao talento do jogador. Emprestado pelo Fragata, já passou pela Roma.
Juninho- 19 anos- Palmeiras
Em um time que conta com a promessa Gabriel Jesus, conseguir marcar um gol a mais que o badalado centroavante não é tarefa fácil. Tarefa ainda mais árdua é marcar os golaços que Juninho fez na competição. Meia de muita habilidade e técnica, já tinha sido destaque na edição passada. Tem boas chances de receber chances na equipe profissional esta temporada.
Matheus Cassini- 18 anos- Corinthians
O Popstar corintiano. Para muitos, o melhor da Copa São Paulo. Técnica, habilidade e visão de jogo. Isso já seria motivo para ser um grande potencial. Além disso, Cassini marcou gols na competição. E muitos gols. Ao todo, foram cinco. Foi o grande motor da equipe sub-19.
Atacantes
Gabriel Vasconcellos- 18 anos- Corinthians
Badalado desde o Fluminense, Gabriel Vasconcellos ganhou a vaga de titular no decorrer da competição. Não fez feio: 8 gols e artilharia do torneio. Muito rápido e técnico, Vasconcellos era um dos pilares da equipe de Osmar Loss. Tem jeito que pinta na equipe profissional do Corinthians ainda neste ano.
Gabriel Jesus- 17 anos- Palmeiras
Grande craque da base palmeirense nos últimos anos, o atacante fez uma boa Copinha. Cinco gols e muitas jogadas de habilidade que levantaram e animaram a torcida palmeirense. Maior artilheiro de uma edição de campeonato paulista sub-17, Gabriel tem todas as qualidades para brilhar no futebol profissional. O raçudo atacante pode em breve preencher uma lacuna no coração palmeirense.
Isaac Prado- 19 anos- Botafogo-SP
Artilheiro da competição por bom tempo, Isaac é o típico bom centroavante. Alto e forte, o atacante também sabe trabalhar a bola fora da área. É destaque do Botafogo desde o campeonato paulista sub-20 em 2013. Deve em breve jogar nos profissionais do clube do interior de São Paulo.
Time reserva- 4-3-3- Caique (Corinthians), Raul (Grêmio), João Neto (Botafogo-SP), Lucas Rocha (Palmeiras), Guilherme (Palmeiras); Gustavo Hebling (São Paulo), Matheus Vargas (Corinthians), Alex Apolinário (Botafogo-SP); João Paulo Hulk (São Paulo), Inácio (São Paulo) e Gabriel Leite (Palmeiras)