O técnico Tite ainda não se pronunciou desde a reapresentação do elenco corintiano há exatamente uma semana, no CT Dr. Joaquim Grava. Talvez o silêncio seja mesmo a melhor postura neste momento delicado que o clube paulista atravessa. A campanha irrepreensível no hexacampeonato brasileiro da última temporada despertou o interesse do mercado internacional em relação a algumas peças importantes do time, que em meio à enxurrada de ofertas, vai se desmanchando diante do vitorioso e competente treinador, que pouco pode fazer para evitar a saída dos jogadores.
Em virtude do futebol vistoso e essencialmente coletivo, marca do alvinegro da capital desde o começo do ano passado, apesar das eliminações no Campeonato Paulista para o arquirrival Palmeiras, na Copa Libertadores para o Guaraní e na Copa do Brasil para o Santos, a China surgiu com uma fonte quase inesgotável de dinheiro e seduziu os meias Renato Augusto (Beijing Guoan) e Jadson (Tianjin Quanjian), além do volante Ralf (Beijing Guoan). O atacante Vagner Love acertou com o Monaco, da França, enquanto o goleiro Cássio deve ir em breve para o turco Besiktas.
LEIA MAIS: Hoje é China. Mas já foi Itália, Japão, Portugal, Ucrânia e Arábia
Há também clubes interessados nos zagueiros Gil e Felipe e no volante Elias. Reserva, o defensor Edu Dracena se transferiu para o Palmeiras. Até o fisioterapeuta Bruno Mazziotti foi para a Ásia. Pode-se concluir, portanto, que o Corinthians está pagando o preço do sucesso. As investidas em busca de reforços criam um ambiente de incertezas que preocupam Tite, afinal, é difícil manter os atletas diante dos altíssimos salários que lhes são oferecidos. Situações como essas prejudicam a continuidade dos trabalhos e o entrosamento conquistado com tanto empenho e dedicação.
Nesta quarta-feira (13), a delegação alvinegra viajará para os Estados Unidos, onde realizará a pré-temporada e disputará q Florida Cup. Para o restante da temporada, o técnico já sabe que pode contar com o meia Marlone e o goleiro Douglas, recentemente contratados. O lateral esquerdo Moisés e o atacante Alexandre Pato voltaram de empréstimo e também estão à disposição. O meia-atacante Guilherme, com passagem por Atlético-MG, deve ser anunciado em breve como reforço.
Além deles, vale lembrar, o time sub-20 vem apresentando um bom desempenho na atual edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior e alguns destaques podem subir para a equipe profissional, que experimentou alguns jogadores da base na temporada passada e tem o jovem Malcom como titular. As expectativas em torno do futuro dos corintianos, entretanto, só aumentam enquanto a janela de transferências estiver aberta (a chinesa fecha no próximo dia 26; a europeia, no dia 31 de janeiro).
“Nessa situação podemos perder mais cinco, seis, sete, todos que forem requisitados por algum clube”, admitiu o presidente Roberto de Andrade, em entrevista coletiva recente, ao explicar que o futebol chinês primeiro procura o atleta antes de entrar em contato com o empregador. Até o fim do mês, logo, o clima de preocupação segue rondando os ares das equipes que fizeram relativo sucesso em 2015. Tite, o mais prejudicado, terá o desafio de reformular seu time para reafirmar a condição de favorito nos torneios nacionais e internacionais. E esse ciclo aparenta não ter fim.