Guia da Série A2 do Campeonato Paulista – Pt. II

Guia da Série A2 do Campeonato Paulista – Pt. II

Veja detalhes sobre mais 6 equipes que disputam a segunda divisão do futebol de São Paulo

COMPARTILHAR

Na primeira parte deste guia, foram apresentados sete clubes que disputam a Série A2 do Campeonato Paulista, que neste ano promoverá dois participantes e rebaixará seis. Nesta sexta-feira (29), a equipe do Alambrado apresenta um breve perfil de mais seis times que buscam vaga na elite do futebol paulista. Confira:

Independente 

Assim como o Mirassol e São Caetano, o Independente teve bons resultados na Série A2 e ficou a um ponto do acesso. No entanto, o técnico Álvaro Gaia acertou sua tranferência para o Taubaté em outubro. Assim, coube ao ex-atacante Jamelli, então gerente de futebol, retomar a função de treinador para conduzir o time de Limeira. Embora tenha perdido dois jogadores às vésperas da estreia no estadual, a base do ano passado foi mantida e houve uma longa pré-temporada.

Com a saída de Alex Bruno e Lucas Xavier, o Galo da Vila Esteves tenta buscar soluções caseiras para fechar o elenco e atingir a meta inicial de se classificar para a segunda fase do torneio. Para Jamelli, os clubes que participaram de competições no semestre passado e têm orçamento maior largam com vantagem. No entanto, o técnico aposta na valorização dos jogos em casa para repetir a boa campanha do último ano.

Entre os reforços, o destaque ficou com o atacante Felipe Medina, de 19 anos, irmão do surfista Gabriel Medina, campeão mundial em 2014. A princípio, Felipe deve integrar a categoria de base do time. Nos amistosos preparatórios, o Independente venceu União Suzano (4 a 0), seleção de Limeira (1 a 0), Red Bull (2 a 0) e Ituano (2 a 0) e empatou com a Ponte Preta (1 a 1). Sua estreia será no dia 31, contra o Taubaté, no Vale do Paraíba.

Marília

O descenso na condição de lanterna para a Série A2 do Campeonato Paulista gerou mudanças radicais no Marília. Durante seu processo de renovação, o clube acertou com o treinador Betão Alcântara, de 54 anos, que estava no Fernandópolis e leva no currículo três acessos para a elite do futebol goiano. Depois, contratou de 30 jogadores e promoveu mais 7 atletas que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Entre os reforços, o MAC anunciou o atacante Du Gaia, artilheiro da segunda divisão do estadual pelo Grêmio Prudente com 17 gols, o lateral esquerdo Cortez, que jogou a Série B do Brasileiro com o Bragantino, o goleiro Nunes, que estava na Inter de Limeira e atou na Série C pelo ASA-AL, o volante Thiago Bonfim, que estava no futebol húngaro, e o experiente zagueiro Rodrigão, que trabalhou com Alcântara na Inter de Limeira.

Na pré-temporada, o Marília venceu o Linense por 1 a 0, perdeu para o Londrina pelo mesmo placar e também foi derrotado diante do Oeste por 3 a 1. Em entrevista ao site da FPF, o treinador afirmou que o principal objetivo da equipe é evitar um novo rebaixamento, mas é importante brigar pela vaga para a próxima fase, salientando que não há obrigação do acesso. O MAC debuta dia 30, contra o Votuporanguense, fora de casa.

Mirassol

Mirassol tenta repetir boa campanha de 2015 e conquistar o acesso (Foto: Divulgação)
Mirassol tenta repetir boa campanha de 2015 e conquistar o acesso (Foto: Divulgação)

Quinto colocado na A2 em 2015, o Mirassol optou por mudar o comando técnico e contratou Moisés Egert. Pesam no currículo do treinador de 38 anos dois acessos consecutivos com o XV de Piracicaba (2010 e 2011) e dois títulos da Copa Paulista, um pelo Noroeste e outro pelo Linense, no ano passado. Além de Egert, o clube trouxe 16 reforços e também promoveu sete atletas das categorias de base para lograr a promoção estadual.

Do antigo elenco permaneceram os zagueiros Alexandre e Silas, o volante Mateus Silva, o meia Betinho e o atacante Wagner. Para a atual temporada, chegaram dois goleiros, dois laterais direitos, três volantes, cinco meias e um atacante. Subiram do time juvenil jogadores que ocupam mesmas posições, excetuando-se goleiros e volantes. Com boa preparação, o time está competitivo e gera expectativa de briga pelo acesso.

Em relação aos jogos-treinos, Egert fez avaliações positivas. Diante do empate por 2 a 2 com o Fernandópolis, o Leão da Araraquarense teve praticamente duas equipes distintas, uma atuando em cada tempo. Depois, enfrentou duas vezes o Novorizontino, que disputa a Série A1, vencendo o primeiro encontro por 2 a 1 e empatando o segundo por 1 a 1. O Mirassol estreia diante do Atlético de Sorocaba, no dia 31, em Sorocaba.

Penapolense

Após o rebaixamento a nível estadual, o Penapolense efetivou o técnico Paulinho Kobayashi, então assistente de PC Gusmão, e evoluiu ao alcançar as semifinais da Copa Paulista, fase na qual acabou eliminado pelo futuro campeão Linense nos tiros de 11 metros. Além de manter a base desse grupo, a Pantera do Noroeste foi buscar no mercado vários atletas para recuperar a categoria perdida na última temporada.

Uma contratação de destaque do clube foi o volante Rodrigo Souto (31), que ficou um ano parado após ter saído do Botafogo. Outro nome conhecido, embora não pelos melhores motivos, é o do zagueiro Zelão (ex-Corinthians). Ademais, os atacantes Beto (ex-Botafogo-PB) e Everton (ex-Criciúma-SC), os volantes Dudu (ex-Red Bull) e Fernando (ex-Paysandu), e o goleiro Renan (ex-Inter de Lages-SC) também são novidades.

Nos amistosos preparatórios, o Penapolense mediu forças com três adversários de outras divisões e empatou todas as partidas. Diante do Linense, representante da elite, igualdade em 1 a 1, mesmo resultado contra o Noroeste de Bauru, participante da A3 em 2016. Companheiro de série do Norusca, o Linense não saiu do zero ao enfrentar a equipe orientada por Kobayashi, que visita o Juventus em sua estreia na A2, no dia 31.

Votuporanguense

Atual vice-campeão da Série A3, o Votuporanguense disputará a segunda categoria do futebol paulista pela primeira vez em seis anos de existência. Comandado desde o fim de 2014 por Marcelo Henrique Dias, o clube estendeu o vínculo do treinador visando ao menos a permanência na divisão de acesso. Com boa campanha em seus domínios, o CAV inaugurou recentemente sua nova casa, a Arena Plínio Marin, em amistoso contra a Ponte Preta, que o venceu por 4 a 3.

Segundo Dias, a formação do elenco começou praticamente do zero. Por meio de uma parceria com a Macaca, o time de Votuporanga anunciou o goleiro Ricardo (ex-Oeste), o atacante André Luiz (ex-Rio Branco), o lateral esquerdo Malxo, os volantes Nathan e Vitor Xavier e o zagueiro Júnior Goiano. Outras contratações foram o lateral esquerdo Glaydson (ex-ASA), o atacante Dario (ex-Monte Azul) o zagueiro Alex Moraes (ex-Mogi Mirim) e o volante Rafael Tufa (ex-União Barbarense).

Os remanescentes para o disputado torneio são goleiro Cairo, o zagueiro Paulo Henrique, e os laterais Douglas e Souza. Ainda de acordo com o treinador, ter um novo elenco é positivo porque um time em formação tem muito a ganhar quando trabalha com os mesmos objetivos, apesar do curto período de tempo disponível de tempo para se preparar. O primeiro teste oficial será contra o Marília, em casa, no próximo sábado (30).

Velo Clube

Após lutar contra o rebaixamento em 2015, o Velo Clube preferiu manter o treinador João Vallim em Rio Claro, mas adotou reformulações tanto no elenco quanto no planejamento para obter um desempenho diferente em relação ao da temporada passada. No mercado da bola, havia prioridade na contratação de jogadores que já tivessem passado pelo clube ou trabalhado com membros da comissão técnica, além de nomes que fizeram sucesso recente na Série A2.

Uma das principais apostas da diretoria é o meia Samuel Oliveira, que defendeu o Guarani na da Série C do Campeonato Brasileiro. Além dele, Thiago Bernardi também vestiu a camisa alviverde, mas disputou a Série D do Brasileiro pela Caldense. No setor defensico, as novidades são o goleiro Rafael Magrão, o zagueiro Mizael e os volantes Marquinhos, Diego Peri, Flávio Carioca e Teco. A criação será responsabilidade dos meias Niander, Paulinho e Luis Henrique.

Em sua análise, Vallim compreende a dificuldade do torneio, que neste ano terá equipes tradicionais e qualificadas, e planeja uma vaga entre os oito melhores. Para justificar o projeto de classificação, ele ressalta o longo período de pré-temporada, que teve duração aproximada de 50 dias, e a base formada por atletas jovens e experientes, grande parte abaixo dos 30 anos. O Velo Clube estreia no domingo (31), quando recebe o União Barbarense, no estádio Benito Agnello Castelano.

Deixe seu comentário!

comentários