O São Paulo viveu dois momentos distintos dentro do próprio clube em 2015. Como isso aconteceu? Fácil de entender.
Se o time profissional passou por dificuldades durante toda a temporada, a base formada em Cotia atingiu um nível alto, com títulos e demonstração de um trabalho cada vez mais qualificado e constante.
A categoria sub-20 venceu a Copa do Brasil recentemente. Já a equipe sub-17 foi a campeã estadual da geração. Dois títulos de muita importância, até para a afirmação da base e o aproveitamento das promessas na equipe de cima.
A Copa do Brasil sub-20 mostrou grandes atletas em diversas posições. Campeão invicto, o Tricolor apresentou o melhor futebol da competição e provou que Cotia pode ser uma fonte de ajuda importante para o São Paulo.
A equipe do Alambrado traz para você cinco atletas que se destacaram e que estão prontos para o time profissional.
Lucas Perri – Goleiro- 18 anos
Contratado em 2014 pelo São Paulo juntamente à Ponte Preta, Perri chegou com status de grande promessa à base tricolor. E fez jus à aposta. Alto, de excelente reflexo e boa saída de bola, ele brilhou na Copa do Brasil sub-20. Na final, diante do Atlético-PR (veja abaixo), fez defesas difíceis e não levou sequer um gol.
Não será incomum vê-lo no banco de reservas da equipe principal no ano que vem. Cotado para ser o terceiro goleiro na próxima temporada, Perri talvez seja, naturalmente, o sucessor de Rogério Ceni no futuro. Talentoso, a paciência será a melhor arma para o goleiro se firmar na meta são-paulina.
Inácio – Lateral-esquerdo-19 anos
Polivalente, Inácio pode jogar como atacante aberto pelo lado esquerdo ou na lateral, sua posição de origem. Vindo do Bahia, ele logo chamou a atenção quando chegou ao São Paulo. Com técnica acima da média e muita habilidade, caracteriza-se pelo incessante apoio, além de boa velocidade.
Destaque no título e na campanha da Copa São Paulo do início do ano, não será surpresa se subir à equipe principal no ano que vem e já adquirir a titularidade. Bem protegido e com liberdade para apoiar, pode desequilibrar. Quem sabe não se inspire em Marcelo para obter sucesso.
Matheus Queiroz – Volante- 19 anos
Destaque do meio-campo do São Paulo desde o sub-15, Queiroz foi figura constante nos times que fizeram sucesso na base. Com qualidade exacerbada no passe, a figura discreta sempre demonstra qualidades incomuns para a idade.
Podendo ser segundo volante ou até um jogador mais ofensivo, Queiroz também apresenta um chute poderoso. A qualidade na base já foi experimentada, e a certeza é que o volante tem condições de subir à equipe profissional e obter destaque com o tempo. Formou grande dupla com Gustavo Hebling até o sub-17.
David Neres – Atacante- 18 anos
Com leveza, Neres cativa pela união de habilidade e rapidez. Pela ponta-esquerda, o canhoto lembra o ex-companheiro Ewandro, porém com mais força física. Destaque na campanha do sub-17 no ano passado, Neres não se intimidou no primeiro ano de sub-20, e foi o melhor jogador da Copa do Brasil.
Além de tudo, evoluiu na finalização e foi um dos artilheiros da equipe no torneio, junto com Joanderson, com cinco gols marcados. Tendo em vista a necessidade do elenco com jogadores dessa característica, Neres tem tudo para explodir no ano que vem. Só precisa de oportunidades, pois talento existe em demasia.
Joanderson – Atacante- 19 anos
Atacante de mobilidade, mas que pode ser referência. Alto, tem muita habilidade com a perna canhota. Após quase sair do São Paulo, voltou para ser campeão. Fez cinco gols na campanha do título, sendo o artilheiro com David Neres.
Desde o sub-15, é uma das esperanças do time. Formou duplas de ataque de grande qualidade na base. No vice-campeonato paulista sub-15 em 2011. foi um dos grandes destaques. Assim como no título da Copa do Brasil sub-17, em 2013. Deve ser um dos principais jogadores da base do time no ano que vem.