A Copa Sul-Americana 2015 começou, inclusive com a primeira fase internacional já encerrada. Restam, por enquanto, 31 equipes que sonham com o título do segundo torneio mais importante do continente.
Por isso, a equipe do Alambrado traz para o leitor um guia com as 31 promessas do torneio. Ou seja, pegamos um jogador de cada time que promete brilhar e dar trabalho na recheada competição.
Nesta primeira parte, conheceremos as promessas dos clubes brasileiros e argentinos. Serão analisados atletas de até 21 anos, nascidos a partir de 1994. Confira.
Brasil
Atlético Paranaense
A equipe dirigida por Milton Mendes conta com várias promessas no elenco. A principal delas, no momento, é o volante Otávio. Considerado o melhor da posição no Campeonato Brasileiro, o senso de cobertura e marcação do jovem impressionam.
Aos 21 anos, tem tudo para rumar à Europa na próxima temporada. Pelos indicativos, deve ser escolhido um dos três melhores da posição do Brasileiro. Ao lado de Hernani, forma uma dupla perfeito na frente da defesa do Atlético-PR.
Joinville
O volante Luiz Menezes vem ganhando chances com PC Gusmão à frente da equipe do Joinville. Aos 18 anos, o jovem entrou na vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro.
A estreia dele aconteceu ainda neste ano, pelo estadual. Com personalidade, Menezes pode ser peça importante na briga contra o rebaixamento e, quem sabe, ajude o clube na Sul-Americana.
Bahia
Com status de seleção, o meio-campista Rômulo parece ganhar cada vez mais espaço no time de Sérgio Soares. Podendo fazer várias posições no meio-campo, a técnica refinada e o bom passe fazem dele uma promessa do futebol baiano.
Titular nos Jogos Pan-Americanos pela seleção brasileira, Rômulo fez ótimo Campeonato Baiano e boa Copa do Nordeste no início da temporada. Tem nas suas qualidades o chute de fora da área.
Sport
A sensação do Campeonato Brasileiro 2015 também tem a sua promessa. O técnico Eduardo Batista confia muito em Neto Moura para suprir qualquer atleta titular que venha a não jogar. Técnico e com bom toque de bola, Neto é muito calmo.
Aos 19 anos, o meio-campista atua em várias posições no setor. Teve o contrato renovado recentemente e hoje é a principal joia do Sport. Foi formado nas próprias categorias de base clube.
Brasília
Fernando Armando ou simplesmente Fernandinho. Essa é a principal promessa do Brasília para surpreender nessa Copa Sul-Americana. O meia-atacante joga pelos lados do campo e com sua velocidade é uma das principais atrações da equipe candanga.
O time de Omar Feitosa tenta não passar vergonha no torneio e, quem sabe, até surpreender e avançar de fase. A tática será acreditar nos contragolpes e na velocidade do habilidoso Fernandinho.
Goiás
Não tem como citar outro nome contrário ao de Erik. Grande sensação do Campeonato Brasileiro da última temporada, o atacante do Goiás é outro que participou dos Jogos Pan-Americanos.
Após uma fase ruim no início do ano, a promessa parece ter readquirido a boa forma. Sob comando do treinador Julinho Camargo, ele retornou às redes. Contra o São Paulo, marcou dois gols em uma atuação impressionante.
Chapecoense
A Chapecoense vem sendo um dos times mais constantes e estáveis desde o ano passado. No atual Campeonato Brasileiro, está tranquila no meio da tabela. Então, a chance pode ser algo maior em uma competição continental.
O treinador Vinícius Eutrópio tem a equipe titular basicamente definida. A surpresa que aparece algumas vezes é João Afonso. O volante de 20 anos está emprestado ao time da Chapecoense e quer voltar a ser bem visto no Internacional. Para isso, conta com bom poder de marcação e boa saída de bola.
Ponte Preta
A boa fase da Ponte Preta era muito bem explicada pelo talento de Renato Cajá. Após a saída do meia, o futebol da equipe do interior caiu muito. Mas também podemos explicar a queda de futebol da Ponte pela má fase de Biro Biro.
O rápido atacante de 20 anos está emprestado pelo Fluminense e fez ótimas aparições pela equipe. Habilidoso, pode jogar em qualquer posição no setor ofensivo. O treinador Doriva espera que ele volte à melhor fase que teve no início do ano.
Argentina
Arsenal
Ezequiel Ruiz, jovem meio-campista de 19 anos, é uma das surpresas do ano da equipe treinada por Ricardo Caruso. Com boa técnica, o meia já participou de sete jogos no ano e marcou um tento.
Ele é uma esperança para alimentar Santiago Silva, experiente centroavante e homem-gol da equipe. Talento o atleta já mostrou que tem. Falta ter uma sequência para mostrar todo o potencial.
Independiente
O polivalente Lucas Villaba é uma espécie de faz tudo na equipe dirigida por Almirón. Pelo lado esquerdo, pode jogador de zagueiro ou até mais adiantado. Integrante das seleções de base argentina, espera se afirmar de vez no Independiente.
Aos 21 anos, o jovem pode mostrar porque os Diablos Rojos são um dos principais celeiros argentinos. Tradição na Copa Sul-Americana pode ajudar a equipe a ir mais longe.
Belgrano
Gabriel Alanis está desde 2003 no Belgrano. Aos 21 anos, viveu toda a vida no clube. Agora, aos poucos, vem ganhando mais chances com o treinador Ricardo Zielinski. Meio-campista que joga pela esquerda, é uma das promessas que está mais perto de uma sequência.
Assim como Cochis, fez parte de bons times nas categorias de base. Além da técnica, Gabriel Alanis também tem muita disposição. Capacidade para evoluir muito.
Lanús
Grande celeiro de promessas, o Lanús está acostumado a revelar em grande escala nos últimos anos. E atualmente não é diferente. Contando com um elenco bem jovem, uma promessa de 21 anos dá o tom de experiência.
Jorge Valdez é meio-campista que atua pelo lado direito e já tem quase vinte partidas com o time do Lanús. Participou do Mundial sub-17 em 2011 com a seleção argentina. Muito habilidoso, tem algo a evoluir em muitos fundamentos.
Huracán
Conhecido como Di Maria destro, Cristian Espinoza é das grandes promessas do Huracán há tempos. Muito habilidoso, já acumula mais de 60 partidas na equipe profissional, com cinco gols marcados.
É também presença constante na Argentina sub-20. Participou do Sul-Americano da categoria no início do ano. A velocidade e verticalidade caracterizam o futebol do jovem de 20 anos, muito usado pelo técnico Eduardo Domínguez.
Tigre
A força de Sebastián Rincón pode mais uma vez fazer o Tigre ir longe na Copa Sul-Americana. O atacante colombiano de 21 anos é muito potente e peça importante no time de Gustavo Alfaro.
Com seis gols marcados, a força é das principais qualidades do colombiano. Força que deve ser utilizada para fazer gols.
River Plate
Promessa antiga das categorias de base da Argentina e do River Plate, o zagueiro Emanuel Mammana é a joia do clube millonario. Apesar de não ser tão alto, compensa com muita velocidade e técnica. Foi um dos principais jogadores argentinos no Sul-Americano sub-20 do início do ano.
Chegou a atuar em alguns jogos da Copa Libertadores. Deu conta do recado e mostrou para o treinador Marcelo Gallardo que pode ser peça importante do River que disputará o Mundial de Clubes em dezembro.