Carles Aleña e a realidade no Barcelona

Carles Aleña e a realidade no Barcelona

Saiba quem é a grande promessa da base do Barcelona

COMPARTILHAR

Carles Aleña é a grande esperança de La Masia no momento. Você pode (ainda) não ter ouvido do meio-campista de apenas 18 anos, mas é fato que no futuro irá observá-lo na equipe profissional do Barcelona. É isso o que garantem todos que já viram jogos ou lances do jogador.

Colocado como sucessor de Xavi desde quando chegou à base blaugrana, aos oito anos, Aleña tem o DNA do clube em suas veias. Dono de uma classe invejável a muitos veteranos, o meio-campista atravessou todas as fases até a chegada ao Barcelona B.

Agora, o desafio é a temporada 2016-17. Se para muitas promessas de La Masia a transição para o profissional foi complicada, como no caso de Deulofeu, Aleña começará a encarar essa realidade daqui alguns meses. Considerado por muitos a grande promessa das categorias de base culés desde o próprio atacante, hoje do Everton, Aleña terá a “pressão” de começar a aparecer no banco de reservas do time de Luís Enrique.

Um trunfo da joia é a sua personalidade. Sempre muito tranquilo em campo, Aleña aprendeu desde cedo a conviver com o status de prodígio. É convocado para as seleções de base da Espanha desde 2013, com apenas 15 anos.

Aleña é formado para ser o craque do Barcelona (Foto: Reprodução/libero.pe)
Aleña é formado para ser o craque do Barcelona (Foto: Reprodução/libero.pe)

Desde lá, passou pelas seleções sub-17, sub-18 e sub-19. Sempre colocado como organizador e maestro da equipe, não tem medo de arriscar e, frequentemente, marca gols. As características ofensivas do início da sua trajetória ainda são visíveis – gerando até comparações com Iniesta, outro ídolo histórico do Barcelona.

E neste aspecto também mora um perigo. Entre os profissionais, Aleña pode demorar a encontrar a sua posição ideal. Capaz de fazer praticamente todas as funções no meio-campo, a promessa deve escolher a posição de armador ou como meio-campista aberto pelas pontas.

Caso opte pela armação das jogadas ou até mesmo como volante, o excelente passe e técnica refinada devem deixá-lo à vontade. As qualidades evidenciadas na última temporada, principalmente na Youth League (gol diante da Roma abaixo), o credenciam como a grande joia a ser utilizada por Luis Enrique na próxima temporada.

Em fevereiro deste ano, na partida de volta diante do Valencia, Carles Aleña foi relacionado pela primeira vez para atuar para uma partida profissional. Apesar de não estrear, a chance de seguir os passos de Rivaldo, seu grande ídolo no futebol, está cada vez maior.

Na temporada 2015-16, entre partidas do Juvenil A e Barcelona B, a canhota de Aleña chamou atenção, definitivamente, de todos. Sem pressão, o espanhol tem tudo para ser o próximo grande jogador formado em La Masia.

Neste ano, ao lado dos sul-coreanos Lee e Paik, formou um trio que todos os torcedores esperem que vingue. O Maradona de La Masia chega á próxima temporada disposto a se consagrar pelo Barcelona B e estar à disposição de Luis Enrique para estrear como jogador profissional.

Deixe seu comentário!

comentários

COMPARTILHAR
Jornalista. Apaixonado por futebol, seja ele de onde for. Fanático também por futebol de base