Enquanto a Argentina remodelou seu calendário para se adequar aos padrões europeus, o Uruguai percorre o caminho inverso e experimenta um período de transição para voltar a realizar o principal torneio do país anualmente, tradição que fora abandonada há 11 temporadas. As mudanças, no entanto, parecem se restringir só ao calendário.
O início do campeonato nacional charrúa mostra que, a exemplo da façanha do Plaza Colonia no último Torneo Clausura, as surpresas continuam brigando na parte de cima da tabela. O destaque é para o estreante Boston River (13), que após sete rodadas figura na quarta colocação, atrás de Cerro (14), Nacional e Danubio (ambos com 15).
Fundado em 1939, na pequena cidade de Trinidad, aproximadamente 190 km ao norte de Montevidéu, o time rubro-verde militou por oito anos na segunda divisão antes de chegar ao máximo patamar do futebol local. Hoje, nas mãos do técnico Alejandro “Turco” Apud, desfruta de uma condição única na vigente edição do torneio: a invencibilidade.
Experiente nas divisões de acesso, Apud subiu para a elite como campeão três vezes: a primeira com o Fénix, a segunda com o Sud América e a última com o Liverpool, em 2014/15. Recém-contratado, o treinador de 48 anos mostra que também pode trabalhar em uma categoria superior, ainda que não disponha dos mesmos recursos dos grandes.
Um exemplo dessa desigualdade é que o Boston River ainda não tem casa própria, precisando recorrer ao aluguel do Estádio Municipal Juan Antonio Lavalleja, com capacidade para 7 mil espectadores. Mas isso não o impede de alcançar marcas expressivas como a segunda melhor defesa (4 gols) e o terceiro melhor ataque (10 gols).
Até o momento, são 4 vitórias (incluindo um 5 a 1 fora de casa contra o River Plate) e 3 empates (um contra o Cerro e outro diante do Peñarol, atual campeão nacional, ambos como mandante). Uma equipe compacta e solidária na qual se evidencia o oportunismo goleador do atacante Federico Rodríguez, artilheiro isolado do certame com sete tentos.
Neste sábado (15), visitando o Montevideo Wanderes, o Boston River busca seu terceiro triunfo seguido. Se manterá a invencibilidade ou não, o time rubro-verde já escreve seu nome na primeira divisão. Segundo dados divulgados pelo Referí, apenas outros dois times igualaram a marca de sete partidas sem derrotas em sua estreia na elite.
O primeiro deles foi o Peñarol, que continuou imbatível até a 14ª rodada em 1932. O segundo caso ocorreu com o Basáñez, que perdeu seu primeiro jogo no 11º encontro na temporada 1994. Apenas os carboneros deram a volta olímpica. O sarrafo é alto para quem estabelecia como objetivo a manutenção da categoria. Mas sonhar não custa nada.