Mais um sopro de esperança no futebol italiano. Como já mostrado pela equipe do Alambrado, apesar da evolução das categorias de base a Azurra não vence um torneio das categorias inferiores há quase dez anos.
Na categoria sub-17, vice-campeã do Europeu em 2013, muitos jogadores tentam assumir o protagonismo. Tanto a nível de clube quanto de seleção, as gerações /98 e /99 são muito elogiadas. Os astros Cosimo La Ferrara e Hachim Mastour são exemplos de sucesso.
Porém, há outros nomes muito comentados na imprensa italiana e mundial. Um jogador em foco é Gianluca Scamacca. Às vésperas da UEFA Euro Sub-17, a equipe do Alambrado traça um raio-x e mostra para você quem é a nova joia do futebol italiano.
Começo cercado de rivalidade
No primeiro dia do ano de 1999 nascia Gianluca Scamacca. Natural de Roma, capital italiana, o jovem sempre chamou a atenção por onde jogou. História que mal começou e já foi cercada de polêmicas.
Afinal, é praticamente impossível passar incólume por uma transferência entre os arquirrivais Lazio e Roma. Após um tempo nas categorias de base do primeiro, Scamacca rumou, aos 13 anos, para o clube que dá nome a sua cidade natal. E foi lá que chamou a atenção do mundo.
Sempre muito mais forte fisicamente que os companheiros de time – um pouco em função de ter nascido logo no primeiro dia do ano da sua categoria e muito pelo seu tamanho atípico-, Gianluca se sobressaía contra jogadores da sua geração.
Por conta disso, costumava jogar com jogadores acima da sua idade. Hoje, com 16 anos e 1,95 de altura, Scamacca é atração por onde passa. Apesar de ser muito alto, a habilidade e velocidade do jogador impressionavam na Roma. Até mesmo em cobranças de falta a promessa se especializou.
Precoce na Roma, , Scamacca logo chamou a atenção de vários clubes europeus após o título da edição italiana da Copa Nike em 2014. A força e velocidade faziam dele um jogador fatal. Qualquer vacilo, ele estava ali para conferir.
Futuro no PSV
Em janeiro deste ano, já no radar dos grandes Arsenal, Liverpool e PSG, o PSV surpreendeu a todos e anunciou acordo até junho de 2017 com o atacante.
No desembarque, muita festa em torno da contratação. Conhecido por utilizar muito as categorias de base, o clube holandês ainda possui uma fortíssima equipe jovem e conta com talentos como Van de Moot e Moussa Sanoh.
E é na Holanda que as comparações com Ibrahimovic passam a ser inevitáveis. Assim como o sueco, Scamacca se vira bem no alto dos quase dois metros de altura. Fica a dúvida se ele conseguirá manter a velocidade e habilidade nos profissionais.
Com os sentidos táticos mostrados e as belas atuações na Viareggio Cup deste ano, atuando com jogadores até três anos mais velhos, Scamacca pode ser sim uma esperança da Itália no futuro.
Com interrogações acerca do futebol próximas a serem respondidas, fica outra dúvida. Até que altura Scamacca vai chegar? Será que o atacante chega aos dois metros?