Quatro assistências e um gol em apenas três jogos do Campeonato Alemão. Sem contar as brilhantes partidas de pré-temporada contra Valencia-ESP, Internazionale de Milão-ITA e Guangzhou Evergrande-CHN, onde foi considerado o melhor jogador. Este é o início brilhante de Douglas Costas pelo Bayern de Munique. Mas seria apenas uma boa fase?
O jogador vem de uma fraca Copa América, onde fez apenas um gol, na estreia contra o Peru, e também foi considerado um dos responsáveis pela eliminação vexaminosa contra o Paraguai nos pênaltis, quando desperdiçou uma cobrança. Foi contratado por cerca de R$ 121 milhões, assumindo a camisa número 11 e também o lugar de Ribéry que, lesionado, não participa deste começo de temporada.
Douglas Costa foi revelado pelo Grêmio, sendo então considerado uma das principais revelações do clube desde Ronaldinho Gaúcho. Sua estreia aconteceu contra o Botafogo, no Campeonato Brasileiro em 2008, com direito a gol na vitória por 2 a 1.
Com menos de dois anos de profissional, foi contratado em janeiro de 2010 pelo Shakhtar Donetsk, clube que defenderia por cinco temporadas completas.
Foram 203 jogos e 38 gols marcados, além de diversas boas apresentações, que o fizeram ser convocado por Dunga, além de muitos títulos. Foi justamente na última temporada da Liga dos Campeões que Douglas chamou a atenção de Pep Guardiola, quando as duas equipes se enfrentaram na competição.
De acordo com o espanhol, ele via em Douglas uma “peça chave” em seu plano de jogo e o próprio atleta dizia que queria jogar em um clube de grande porte na Europa. E acabou acontecendo.
Douglas é de fato um bom jogador. Habilidoso, que ataca e chuta bem, bom passe e de muita movimentação. Mas o fato é que ele nunca jogou um futebol convincente a ponto de ser um jogador de peso para equipes como Bayern de Munique e a Seleção Brasileira.
Talvez esta fase seja passageira, talvez seja apenas um bom momento vivido pelo jogador em um clube repleto de ótimos jogadores e comandado por um excepcional treinador como é o Bayern.
Mas pode também ser uma prova do amadurecimento e talento de Douglas Costa, que vem demonstrando muita vontade no clube bávaro e pode vir a ser um grande jogador também para o futebol brasileiro, pois estamos precisando…