As sementes plantadas em Santiago: O surpreendente Cruzeiro-RS

As sementes plantadas em Santiago: O surpreendente Cruzeiro-RS

Conheça um pouco do Cruzeiro-RS, que levou a Copa Santiago 2016

COMPARTILHAR

O Cruzeiro Esporte Clube cumpriu a sua missão na Copa Santiago deste ano. A tradicional competição da base brasileira, que celebrou neste ano a sua 28º edição, contou com a conquista dos donos da casa.

Apesar dos gigantes brasileiros e sul-americanos assustarem, foi o modesto time gaúcho que levou o título. Mais do que merecido. Um prêmio histórico.

Consagrado pela força de suas categorias de base, o clube da pequena cidade levou pela primeira vez a competição. A inspiração para a fundação do clube, em 1967, veio do Cruzeiro-MG – muito em função do título da Taça Brasil de 1966. Porém, foi mesmo nas categorias de base que os esforços foram dirigidos.

A primeira conquista da Copa Santiago foi surpreendente. Apesar de estar licenciado profissionalmente desde 1993, e focando as atenções nas categorias de base, o clube gaúcho enfrentou um panteão de campeões para sair com o título: São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Internacional são alguns deles.

Cruzeiro-RS levou o primeiro título neste ano (Foto: Reprodução/clicrbs.com.br)
Cruzeiro-RS levou o primeiro título neste ano (Foto: Reprodução/clicrbs.com.br)

Foram oito jogos, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota. A final foi disputada diante da forte geração /98 do São Paulo. O 1 a 0 ao fim do jogo soou ao mesmo tempo do apito determinando o fim de uma jornada feliz.

O grupo foi formado apenas um mês antes da competição. O time teve cinco jogadores do Fragata, equipe do volante Emerson – ex-jogador do Grêmio, Juventus (Itália) e seleção brasileira – e outros quatro do Ivoti. De resto, a maioria era de Santiago ou de regiões próximas.

Coincidentemente, os dois grandes destaques da equipe – e da competição – foram selecionados na região. Os meio-campistas Laion e Silvano foram os responsáveis pelos dois gols mais importantes do time na competição. O segundo marcou o gol do título, contra o São Paulo.

Laion, 17 anos, foi contratado pelo Grêmio. Ele integrará uma geração muito forte. A posição já conta com Jean Pyerre, um dos melhores jogadores brasileiros da categoria no setor.

Para João Miguel Durgante, presidente do clube, mas que entrega o cargo em março, o dever foi cumprido, depois de cinco anos à frente do clube. “Isso é resultado de um trabalho de cinco anos. Perseguíamos esse título, era o nosso objetivo. Contratamos as pessoas certas e tivemos a felicidade de acertar o time. Não tem palavras para descrever tanta emoção, ganhamos a nossa Copa do Mundo”, disse ao Zero Hora.

Airton Fagundes, técnico da equipe, conseguiu montar uma equipe de muita personalidade e compactada. Sem o time sub-17 para 2016, Airton será o treinador sub-15. Após a Copa Santiago, quase nenhum atleta ficou na equipe. A consequência do sucesso. Quem sabe, uma nova boa safra não surja na próxima temporada. O show tem que continuar.

Seguem abaixo os destaques da competição:

Goleiro: Felipe (Grêmio)
Lateral-direito: Lucas (Cruzeiro)
Zagueiros: Igor (São Paulo) e Douglas Alemão (Cruzeiro)
Lateral-esquerdo: Guedes (Grêmio)
Volantes: Rafinha (Cruzeiro) e Igor Lizeiro (São Paulo)
Meias: Laion (Cruzeiro) e Guilherme (São Paulo)
Atacantes: Willian Gabriel (Cruzeiro) e Santarém (Avaí)

Técnico: Airton Fagundes (Cruzeiro)

Jogador destaque: Igor Lizeiro (São Paulo)

Jogador revelação e melhor jogador: Laion (Cruzeiro)

Goleador: Paulo Henrique (São Paulo) – 8 gols marcados

Goleiro menos vazado:  Willian (Cruzeiro) – 6 gols sofridos

Deixe seu comentário!

comentários