Sebastian Giovinco parece ter reencontrado na Major League o bom futebol que o fez ser considerado uma das maiores promessas do futebol italiano nos últimos anos. Com 16 gols e na vice-artilharia da competição, o atleta é o principal nome do Toronto FC.
Porém, antes de falarmos do bom momento vivido pelo meia-atacante, vamos relembrar como foi sua carreira até o presente momento.
Também conhecido como Formiga Atômica, Giovinco estreou profissionalmente no dia 12 de maio de 2007, quando a Juventus disputava a Série B do Campeonato Italiano.
Foi emprestado ao Empoli na temporada seguinte e ganhou destaque na mídia ao fazer um golaço no último minuto no empate em 2 a 2 com a Roma (igual ao de Ronaldinho na Copa de 2002).
Mesmo com boas atuações, não conseguiu evitar o descenso da equipe. Retornou à Velha Senhora em 2008, atuando em 27 partidas e marcando três gols. Fez bons jogos, mas alternou entre banco de reservas e titularidade em diversos momentos até lesionar-se e perder o restante da temporada.
Em 2009-10, mais 19 jogos e apenas um gol. Permaneceu os 90 minutos em apenas duas partidas. Nas outras, ou entrou como titular, ou substituiu alguém. Assim, acabou sendo emprestado ao Parma posteriormente, onde ficaria durante dois anos.
Na primeira temporada (2010-2011), jogou 32 vezes e foi muito bem, marcando gols sobre a Juventus e conquistando uma vaga na seleção italiana. Como o Parma tinha direito de compra de 50% do passe de Giovinco, o atleta acabou permanecendo no clube.
Em 2011-2012, mais uma boa temporada. Em 38 jogos, marcou 16 gols e deu onze assistências, sendo o principal jogador da equipe que ficaria na oitava colocação.
O bom momento fez com que a Juventus o trouxesse de volta por cerca de R$ 40 milhões. A temporada 2012-2013 seria a melhor de Giovinco com a camisa da Juventus, durante a qual ele marcaria 11 gols em 42 partidas. Porém, começou a cair de rendimento.
No ano seguinte, faria 30 apresentações e marcaria apenas três gols, numa temporada em que mostrava não estar em boa forma. Em 2014-2015, foi pouco aproveitado por Allegri, o que evidenciava o fim de sua jornada no clube de Turim.
Tendo surgido para o futebol ao lado de Marchisio e De Ceglie, Giovinco foi tido como decepção, pois a esperança da Juve era de que ele fosse o sucessor de Del Piero, o que não aconteceu, nem de longe.
Com o moral baixo, Giovinco foi contratado pelo Toronto FC em 19 de janeiro de 2015 para ser a principal referência do clube canadense na Major League Soccer. E pode-se dizer que o jogador reencontrou o bom futebol que o fez ser destaque na Itália.
O meia-atacante, em 23 jogos, distribuiu 11 assistências, marcou 16 gols e agora está na vice-artilharia da competição. Além disso, é quem mais deu chutes (126) e acertou o gol (53).
Giovinco já não é mais um garoto. Está com 28 anos e parece ter entendido que pode ser o protagonista de uma equipe. Mais maduro, o camisa 10 mostra dentro de campo seu valor. Quem sabe ele não encontra uma vaga em alguma equipe europeia, não?
Veja abaixo alguns lances de Giovinco: