Análise: Semifinais da Liga dos Campeões da UEFA

Análise: Semifinais da Liga dos Campeões da UEFA

Competição europeia pode ter reedição da final entre Atlético e Real Madrid

COMPARTILHAR

Nesta terça-feira (26), começam as semifinais da Liga dos Campeões da UEFA. O primeiro confronto será entre Manchester City-ING e Real Madrid-ESP. Um duelo de opostos. Na quarta (27), Atlético de Madrid-ESP e Bayern de Munique-ALE, outro confronto duríssimo para espanhois e alemães. Confira a nossa análise sobre os embates!

Manchester City x Real Madrid

“Um duelo de opostos”, como dito anteriormente. De um lado, uma equipe que sequer chegou a uma decisão de Liga dos Campeões. Do outro, um clube que de 13 decisões, venceu 10. Currículo e tradição suficiente para merecer respeito.

Até então, o Manchester City nunca tinha chegado a uma semifinal do torneio. Manuel Pellegrini vem fazendo um ótimo trabalho com a equipe liderada por craques como Yaya Touré, Sergio Aguero e Kevin de Bruyne. Para chegar até esta fase, os Citizens tiveram de eliminar o Dinamo de Kiev nas oitavas e o Paris Saint-Germain nas quartas, confronto duríssimo decidido pelo belga De Bruyne, nos dois jogos. O Manchester tem o quarto melhor ataque da competição, com 18 gols marcados.

Para superar o Real Madrid será necessária muita atenção dos defensores Kompany – que retorna de lesão – e do argentino Nicolas Otameni, um grande zagueiro que se posiciona muito bem durante a marcação. Os dois, juntamente com os laterais Sagna e Clichy, terão a obrigação de conter o poderio ofensivo dos merengues, que tem nada menos que Cristiano Ronaldo, Gareth Bale, entre outros craques como principais armas.

Já o Real Madrid entra como favorito para o clássico, o que não diz nada se o clube dez vezes campeão continental não o provar dentro de campo.  Mas como não ficar confiante quando se tem Cristiano Ronaldo a seu favor? O jogador tem 16 gols marcados na Liga dos Campeões, oito gols a mais que o segundo colocado, Robert Lewandowski (Bayern).

Cristiano Ronaldo pode desequilibrar a favor do Real (Foto: Divulgação/Real Madrid)
Cristiano Ronaldo pode desequilibrar a favor do Real (Foto: Divulgação/Real Madrid)

O gajo vem sendo decisivo ao longo da competição. Nas oitavas, marcou nas duas vitórias por 2 a 0 sobre a Roma-ITA. Depois, contra o Wolfsburg-ALE, fez toda a diferença.

Na primeira partida, o Real perdeu por 2 a 0 para os Lobos. Tinha uma dura missão de reverter o resultado. E reverteu graças a um inspirado Cristiano Ronaldo.

O jogador marcou os três gols da vitória por 3 a 0 que garantiu a classificação para as semifinais. CR7 ainda deu quatro assistências, se tornando o atleta com mais participações em gols na Liga dos Campeões.

Mas um time não se faz com apenas um jogador. Tem que ser elogiado o ótimo trabalho de Zinedine Zidane como treinador do clube espanhol, além de seus outros comandados. Ao lado do Atlético, o Real tem a melhor defesa do campeonato, tendo sofrido apenas cinco gols até agora. Parabéns para Carvajal, Pepe, Sergio Ramos e Marcelo. A Keylor Navas também. O ataque do Real é o segundo melhor com 26 gols marcados.

O meio-campo compacto também chama a atenção. Casemiro, que para muitos não chegaria onde está hoje, é titular e vem fazendo ótimas apresentações com a camisa merengue. A principal delas no clássico contra o Barcelona, em pleno Camp Nou, pela La Liga, onde brincam que ele “guardou o Messi no bolso”. Além dele, Toni Kroos alterna entre defesa e ataque, ajudando Modric a municiar o trio de ataque

Atlético de Madri x Bayern de Munique

Sem dúvida, o confronto mais equilibrado das semifinais. O Atlético de Madrid tenta finalmente conquistar o título inédito. Já bateu na trave em duas oportunidades (1973-74 e 2013-14). A mais dolorida foi a mais recente, pois na decisão contra seu maior rival, o Real Madrid, os Colchoneros venciam até o último minuto, quando Sergio Ramos empatou e levou a partida para a prorrogação. Depois, os Merengues conquistaram a “La Décima”.

Já o Bayern tenta chegar a sua 11ª decisão de Liga dos Campeões e conquistar o sexto título, para encerrar com chave de ouro a passagem de Pep Guardiola pelo clube bávaro, já que na próxima temporada ele irá para o Manchester City. O Bayern é um clube que se tem feito presente nas semifinais. É a quinta semifinal consecutiva da equipe alemã.

Para chegar até as semifinais o Atlético Madrid sofreu. E precisou de muita garra e concentração para eliminar seus oponentes. Nas oitavas de final, empatou em 0 a 0 nos dois confrontos contra o PSV, decidindo a vaga nos pênaltis. Os Colchoneros venceram por 8 a 7 e se classificaram para encarar nada menos que o Barcelona do trio MSN.

Força na defesa impulsiona o Atletico de Simeone (Foto:UEFA/Divulgação)
Força na defesa impulsiona o Atletico de Simeone (Foto:UEFA/Divulgação)

O determinante na classificação do Atlético de Madrid para as semifinais da Liga dos Campeões foi o sistema defensivo. Segurou o ímpeto de seu rival na derrota por 2 a 1 no Camp Nou e foi decisivo na vitória por 2 a 0 no Vicente Calderón.

Este é o ponto principal do esquema tático da equipe treinada por Diego Simeone. O ataque é econômico, são 14 gols em 10 jogos.  No entanto, a defesa é quase impenetrável: cinco gols em dez jogos. A melhor defesa da Liga ao lado de Real Madrid. Méritos para Oblak, os zagueiros Diego Godín e Lucas Hernández, e os laterais Juanfran e Filipe Luís.

Griezmann, um dos principais nomes da equipe, é o artilheiro do Atlético na competição com seis gols em 10 partidas. É ele quem vem decidindo e quem preocupa a defesa do Bayern. Além dele, atletas como Ferreira-Carrasco, Koke e Fernando Torres podem fazer a diferença no ataque Colchonero.

O Atlético está longe de ser uma equipe que joga feio. Jogar bem não é sinônimo de dar show. A equipe espanhola tem um poder de marcação louvável, capaz até de neutralizar o Trio MSN. É de se respeitar. Pode não fazer tantos gols, mas isso não torna seus jogadores de ataque menos eficazes, se não o clube não teria sido campeão espanhol há dois anos atrás, finalista de Liga dos Campeões e hoje semifinalista. Detalhe: sempre comandado pelo mesmo treinador.

Já no lado do Bayern, Guardiola tenta sair do Bayern um pouco mais querido, já que sua passagem não foi tão marcante assim. A conquista da Liga dos Campeões seria fundamental para isso. Para começar, tem um grande treinador comandando a equipe na lateral de campo. Isso já assusta qualquer adversário. Mas não é só isso que faz do Bayern um grande candidato ao título.

Os Bávaros são o melhor ataque da Liga dos Campeões com 28 gols marcados em apenas 10 jogos. O polonês Lewandowski é o vice-artilheiro da competição com 8 gols anotados. A defesa não foi tão bem, nove gols sofridos em 10 jogos.

Muller vem sendo um dos destaques do Bayern (Foto: Divulgação/ UEFA)
Muller vem sendo um dos destaques do Bayern (Foto: Divulgação/ UEFA)

O caminho até a semi foi difícil. Foi preciso eliminar a Juventus na prorrogação, em um jogo pra lá de emocionante. E depois o Benfica, em um outro “jogão”. O grande destaque destes confrontos foi Thomas Muller, de quem não se fala muito, mas cuja importância é vital para o Bayern de Munique, seja com gols ou passes decisivos.

Mais uma vez o Atlético irá encarar uma equipe que não joga se defendendo, que joga para a frente, que tem o ataque como sua melhor defesa. Se servir de motivação, pelo menos o Bayern não tem um Trio MSN.

Se futebol fosse lógica, Real Madrid e Bayern fariam a final. Por conta da tradição na Liga, títulos, enfim. Mas nós, amantes deste esporte, sabemos que o que acontece ao longo dos 90 minutos está longe de ser lógico e racional. Quem sai ganhando é a gente, que assistiremos grandes partidas protagonizadas por estrelas do futebol internacional.

Deixe seu comentário!

comentários