O grande campeão do pequeno Gibraltar

O grande campeão do pequeno Gibraltar

Conheça um pouco mais o clube mais vencedor de Gibraltar, que fez história ao marcar seu primeiro gol pelas eliminatórias da Euro

COMPARTILHAR

Aproveitando o “hype” em torno da seleção de Gibraltar, que neste domingo (29) marcou o seu primeiro gol em competições oficiais (excetuando amistosos), o tento de honra na goleada de 6 a 1 sofrida para os escoceses, o Alambrado traz um pouco da história do principal time do país.

Mais conhecida após a derrota por 4 a 0 para a seleção alemã no ano passado, sendo esta menor que a goleada sofrida por 7 a 1 pela seleção brasileira na Copa do Mundo para os mesmo alemães, Gibraltar virou notícia de vez agora, após o gol de Lee Casciaro.

Reconhecida desde 2013 pela UEFA, a seleção nacional nada mais é do que um combinado de jogadores semi-profissionais. A maioria dos atletas tem um emprego fixo e o futebol passa a ser mais um lazer do que propriamente um meio de ganhar a vida financeiramente. O único profissional é o craque local Liam Walker, que teve até passagem pelo futebol inglês. Além de Scott Wiseman, nascido na Inglaterra e naturalizado recentemente Gibraltino .

Neste contexto, o minúsculo país de apenas 30 mil habitantes tenta se estabilizar e conquistar, ao menos, um ponto nestas Eliminatórias para a Euro 2016. Embora tenha sido reconhecido somente em 2013 para a disputa de competições oficiais, Gibraltar pratica futebol há muito tempo e tem, inclusive, uma liga de mais de 100 anos de história.

Um campeão permanente

Em um campeonato semi-profissional e disputado por apenas oito times, um clube se sobressai e é hegemônico. Além de ser o maior vencedor (20 títulos), o Lincoln Red Imps FC conquistou todos os 12 últimos campeonatos. Isso mesmo, 12 títulos consecutivos. Marca para fazer inveja a muitos clubes europeus.

O Lyon Gibraltino concentra, além do craque Liam Walker, boa parte da seleção de Gibraltar. Muito superior aos concorrentes, a equipe joga no pequeno Victoria Stadium, principal estádio do país, que tem capacidade para somente 3000 pessoas. Além das conquistas dos campeonatos locais, a Rock Cup (copa nacional) também tem no Lincoln Red Imps o maior vencedor, com 16 conquistas. A equipe fundada em 1976 é, sem dúvidas, a mais bem sucedida do país.

O distintivo do maior clube do pequeno Gibraltar 9Foto: Divulgação?gibfootballtalk.com)
O distintivo do maior clube do pequeno Gibraltar (Foto: Divulgação/gibfootballtalk.com)

Outra façanha e mérito do clube foi ter sido a primeira equipe de Gibraltar a disputar a fase de qualificação da UEFA Champions League – sendo eliminado para o HB, das Ilhas Faroe, ainda na primeira fase.

Lee Casciaro, o heroi nacional autor do primeiro gol da história de Gibraltar em jogos pelas Eliminatórias, também atua pelo Lincoln Red Imps. Experiente atacante de 33 anos, ele atua no clube desde 2006 e é uma das referências da equipe, sendo multicampeão nacional.

Resta agora aos comandados de David Wilson buscar o primeiro ponto e a primeira vitória nestas eliminatórias. Faltam cinco jogos. A missão é árdua, mas a Alemanha, próxima adversária, que se cuide. Afinal, Gibraltar e Lincoln Red Imps se misturam.

Deixe seu comentário!

comentários