O Barnsley não é dos clubes mais tradicionais e famosos da Inglaterra. Muito menos vitorioso. Com apenas a FA Cup de 1912 no currículo de grandes títulos, a equipe do sul da Inglaterra se notabiliza por sempre estar na busca pelo sonho da Premier League – seja na Championship, League One ou League Two.
Na temporada 2016/17, o clube luta para chegar à Premier League, divisão da qual está afastado desde 1998. Após o acesso à Championship na última temporada, os “Tykes” se dão o direito de sonhar mesmo sabendo do orçamento.
Porém, o que mais chama atenção no começo de trajetória pela vaga é um dado curioso: o Barnsley possui o elenco mais jovem entre todas as equipes das quatro divisões profissionais da Inglaterra.
A média de 23,2 anos indica uma aposta do clube visando o futuro. São vários atletas com potencial de valorização e crescimento, com possibilidades inclusive de atingir a seleção inglesa.
A veia formadora é vista há tempos. Na temporada 2008/09, o Barnsley lançou Reuben Noble-Lazarus, com apenas 15 anos. Até hoje, o atacante detém o recorde de jogador mais jovem da história das quatro divisões principais a entrar em campo.
Além de jovem, o elenco para esta temporada é predominantemente inglês. São apenas cinco estrangeiros, o menor número entre os clubes da Championship.
Até agora, a campanha é boa. São três vitórias em cinco partidas disputadas, o que garante a terceira posição no momento. Em casa, no estádio Oakwell, o desempenho é de 100%.
Para acompanhar a equipe atentamente e conhecer alguns destaques, o Alambrado traz cinco atletas que podem se destacar e rumar para outros times na próxima temporada. Quem sabe até a seleção inglesa não seja contemplada.
Adam Davies
Aos 24 anos, o promissor goleiro alemão já é titular do Barnsley desde 2014. Formado no Everton, demonstra muita agilidade e bom posicionamento.
James Patrick Bree
Aos 18 anos, é titular absoluto da lateral-direita. Impressiona pela solidez defensiva e bom posicionamento. Joga como titular desde 2015.
Alfie Mawson
Apesar dos 22 anos, Mawson já é experiente. Com característica de marcar muitos gols, se impõe com a estatura e já anotou dois tentos na Championship desta temporada.
Ryan Kent
Emprestado pelo Liverpool, é dos mais talentosos da Inglaterra na categoria. Muito veloz e habilidoso, deve ser o destaque jovem da equipe.
Josh Scowen
Essa é a temporada de afirmação, aos 23 anos. Dono de muita técnica, o meio-campista surgiu como grande promessa inglessa no Wycombe. Reúne muitos atributos para ser um jogador completo.