Times mais jovens da Europa, Lille e RB Leipzig vivenciam momentos opostos

Times mais jovens da Europa, Lille e RB Leipzig vivenciam momentos opostos

RB Leipzig briga na parte de cima da Bundesliga, enquanto o Lille aparece na zona de descenso da Ligue 1

COMPARTILHAR

Os técnicos Marcelo Bielsa, do Lille, e Ralph Hasenhüttl, do RB Leipzig, estão à frente das equipes mais jovens das seis principais ligas europeias, de acordo com o relatório do grupo de análises e estatísticas CIES Football Observatory, atualizado na última segunda-feira (2). Mas por enquanto esse é o único elemento em comum entre ambos, já que eles figuram em lados opostos da tabela em seus respectivos campeonatos.

Anunciado para a temporada em curso, Bielsa montou um time com média aproximada de 22,7 anos, segundo o referido estudo. É a menor entre as divisões de elite de Alemanha, Espanha, Itália, França, Portugal e Inglaterra. No quadro francês, aparecem nomes como os dos brasileiros Thiago Maia, de 20 anos, e Luiz Araújo, de 21. O jogador mais velho em campo no último jogo era o volante Thiago Mendes, de 25 anos.

Até o momento, porém, a filosofia do Loco tem enfrentado obstáculos e inclusive já recebe críticas da imprensa local. O Lille está no 18º lugar, dentro da zona de rebaixamento, com 5 pontos em 7 rodadas. Ganhou uma única vez, na estreia caseira diante do Nantes, por 3×0. Na sequência, somou duas igualdades e quatro derrotas, com quatro gols feitos, só melhor que o lanterna Metz, e sofreu 11 tentos.

Vale lembrar que a visita ao Scamiens, sábado passado (30), no Stade de la Licorne, em Amiens, pela 8ª rodada do Francês, foi suspensa quando o Lille vencia por 1 a 0 em decorrência do acidente que feriu 27 de seus torcedores, cinco deles em estado grave. A grade da torcida dos Les Dogues, situada atrás do gol, cedeu aos 16 minutos do primeiro tempo, logo após o gol de Fodé Ballo-Touré. O jogo ainda será remarcado.

Por outro lado, o austríaco Hasenhüttl leva vantagem por estar no cargo desde julho de 2016 e vive situação bem melhor que a de seu homólogo argentino em termos de resultado. Com média inicial de 23,7 anos, o RB Leipzig, que também participa de maneira inédita da Liga dos Campeões, é o 4º na Bundesliga, com 13 pontos em 7 rodadas, atrás apenas de Borussia Dortmund (19), Bayern de Munique e Hoffenheim (14).

Leipzig se mantém em boa fase (Foto: Divulgação)
Leipzig se mantém em boa fase (Foto: Divulgação)

Além dos resultados, os números também confirmam seu bom momento. A equipe mais odiada da Alemanha tem o quarto melhor ataque do nacional, com 12 gols, e a quinta defesa menos vazada (8). Suas únicas derrotas aconteceram logo na estreia, em visita ao Schalke 04, por 2×0, e na 5ª rodada, para o Augsburg, também fora de casa, por 1×0. Na Europa, cedeu empate doméstico por 1×1 em jogo equilibrado diante do Monaco.

Nos dois casos há fatores que explicam, em maior ou menor grau, essa distinção. Enquanto o RB Leipzig é relativamente consolidado, tendo inclusive brigado pelo último título alemão, além de contar com nomes promissores que já receberam alguma sequência, o Lille sofreu com as frequentes mudanças de técnicos e vem de um ano apagado. Enfim, podemos sintetizar que o primeiro está em ascensão, ao passo que o segundo está se reconstruindo. Dois projetos semelhantes em duas realidades diferentes.

Deixe seu comentário!

comentários

COMPARTILHAR
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, é apreciador do futebol latino, do teor político-social do esporte bretão e também de seu lado histórico.