Geração 00 além de Vinícius Júnior: Conheça a dupla que também já...

Geração 00 além de Vinícius Júnior: Conheça a dupla que também já atua no Brasileirão

Veja os atacantes de Vasco e São Paulo que encantam a torcida e são esperanças de times melhores

COMPARTILHAR

Jogar por um time profissional da Série A do Brasileiro não é fácil. Poucos desse universo grande que é o futebol chegam ao nível máximo do futebol nacional. E o que falar de um jovem de 17 anos recém-completados nesse cenário? Difícil imaginar. Da geração /00, o que causa surpresa ainda maior. No Brasileirão 2017, esse fato não é “incomum”.

Liderada pelo potencial craque Vinícius Júnior, do Flamengo e vendido recentemente ao Real Madrid, a badalada geração /00 do futebol brasileiro já tem dois outros atletas que estiveram em campo pelo Brasileirão: Paulinho, do Vasco, e Brenner, do São Paulo.

Em comum entre eles, além do fato de serem atacantes, grandes promessas de seus clubes e terem conquistado o Sul-Americano Sub-17 de 2017? A confiança de seus respectivos treinadores para utilizá-los na competição mais difícil do futebol canarinho.

Vinícius Júnior é astro da base e todos já o conhecem bem. Inclusive aqui no Alambrado já foi citado em muitos textos (aqui e aqui, por exemplo). Mas e Paulinho e Brenner? Quem são esses dois? E por que Vasco e São Paulo têm confiança nessa dupla?

Brenner – 16/01/2000 – Atacante

Brenner - São Paulo
Brenner debutou pelo São Paulo contra o Atlético-PR (Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net)

Artilheiro do Brasil em 2017. Ao menos na base. Brenner se acostumou a ver a bola entrando na meta adversária. São mais de 40 tentos no corrente ano, em pouco mais de 20 partidas.

A média surreal ganha melhor dimensão quando se comparada à de Gabriel Jesus. O craque fez 37 gols em 22 partidas pelo Palmeiras no Paulista Sub-17 2014. Brenner já tem 28 em 11 jogos neste ano.

E não fez mais porque foi promovido. A promessa também se destacou na Taça BH, em julho passado. No título são-paulino, entrou nas quartas de final para reforçar o time. Resultado? Seis gols em três jogos. Inclusive, dois na final.

A qualidade do atacante é perceptível. Rápido, habilidoso e de bom posicionamento, lembra Jesus nos movimentos. Fez parte da seleção sub-15 em 2015 e disputou o Sul-Americano Sub-17 de 2017. Sempre como jogador dos paulistas.

Após tanto destaque, caiu nas graças da torcida. E da diretoria, de Rogério Ceni, de Dorival. Renovou seu contrato e faz parte do elenco profissional. São dois jogos pela Série A 2017. A estreia, contra o Atlético-PR, em junho, na Arena da Baixada, foi promissora.

Porém, o momento difícil vivido pelo clube deixa ainda mais difícil a possibilidade de ganhar minutos. Um dos poucos jogadores da geração a atuar entre os profissionais, o caminho de Brenner é dourado. De seleção. Europa. E de títulos pelo São Paulo. Um dos jogadores mais promissores da base do clube, Brenner quer ajudar o Tricolor do Morumbi a se recuperar. Não duvide.

Paulinho – 15/07/2000 – Atacante

O momento do Vasco não é dos melhores há tempos. Porém, não se pode falar o mesmo de suas categorias de base. Paulinho é o melhor exemplo. Aos 17 anos, é titular do Vasco no Brasileirão. São oito partidas até agora. E o mais surpreendente: dois gols.

Paulinho, Vasco
Paulinho marcou dois gols contra o Atlético-MG (Foto: Divulgação/Vasco)

Praticamente sem atuar pelo sub-20, o atacante chamou atenção no último Sul-Americano Sub-17. No título, foi o titular pelo lado direito, em uma equipe cheio de “astros” da base. Mesmo sem muito glamour, cumpriu papel importante.

É um jogador muito acima da média da geração categoria em termos de inteligência tática. E isso desde o sub-15, quando também era titular da seleção brasileira. Capacidade de atacar e defender bem são importantes para seu rápido crescimento.

Apesar de não ter o brilhantismo das jogadas de Vinícius Júnior, Paulinho se mostra muito promissor. A capacidade de finalização talvez seja até maior que a do companheiro de seleção. A experiência neste Brasileirão pode ser importante lá na frente, quando, de fato, atingir seu auge técnico.

Diante de tantas opções na base do Vasco, Paulinho conseguiu se colocar à frente da maioria. Fato até surpreendente. Junto com a geração /98 e alguns outros, é a chance de colocar o clube no lugar que merece. Brigando pela parte de cima da tabela.

Deixe seu comentário!

comentários

COMPARTILHAR
Jornalista. Apaixonado por futebol, seja ele de onde for. Fanático também por futebol de base