Daniel Bragança é uma das grandes esperanças atuais da base do Sporting. O clube, notável pelo excelente nível de formação,voltou a conquistar o Campeonato Português Juvenil na última temporada, e quebrou um jejum de nove anos sem título na categoria.
E o grande jogador da competição foi justamente Daniel. O meio-campista comandou o time durante todo o torneio, com muitas assistências e lances de incrível técnica. Na última rodada, em triunfo por 3 a 0 sobre o Sporting Braga, Daniel distribuiu dois passes para gol e deu certeza ao torcedor leonino que outra joia surgia em Alvalade.
Diferentemente das grandes revelações do clube na última década – Cristiano Ronaldo, Quaresma e Nani, Bragança tem outra característica. Dono de passe refinado e perfil cerebral, ele fez dupla de grande qualidade técnica com o volante Miguel Luís.
O capitão do Sporting tem uma trajetória curiosa. Diferente dos meio-campistas que viram laterais, ele seguiu o caminho inverso. Lateral-esquerdo na formação, Bragança foi ganhando espaço no meio-campo.
Devido ao seu jogo cadenciado, a experiência foi um sucesso. Poucos jogadores da categoria possuem tanta visão de jogo quanto ele no país.
A classe de Bragança coloca alguns olhares especiais sobre ele nesta temporada. Na equipe sub-20, tem o grande teste para confirmar o potencial. Alguns torcedores o colocam como possível craque de nível europeu.
Além da afirmação na equipe sub-20, Daniel Bragança tenta chegar à seleção de Portugal. Fora do time que levou o Europeu Sub-17 2016, as possibilidades de alcançar tal feito é muito grande.
Nesta Youth League, marcou um gol nas seis partidas em que participou da fase de grupos. Ajudou o atacante Pedro Marques a se tornar um dos artilheiros da competição, com quatro gols.
Outro fator que pode dar a Bragança o sucesso entre os profissional é o chute de longa distância. A perna canhota quer dar ao Sporting um brilho que há tempos a base não traz. Sem dúvida, uma dinastia que já foi iniciada.