
O que é possível fazer em 90 minutos? Na cabeça de qualquer apaixonado de futebol a resposta é bem previsível, já que o tempo remete à duração de uma partida. Mas 90 minutos podem mostrar muito mais que um jogo em muito mais de um local. Para isso, basta misturar David Beckham com a magia do cinema.
OK, pode soar um pouco exagerado e até mesmo pretensioso, mas é essa a premissa do documentário “David Beckham: For The Love of The Game”, produzido pela emissora inglesa BBC Earth. No filme, o astro disputa sete partidas em sete continentes diferentes, cada um com suas respectivas culturas, compartilhando um sentimento em comum: o amor pelo futebol.
Entre um drible e uma comemoração de gol com os jovens privilegiados que têm a chance de conhecer seu ídolo, Beckham conversa com a população local a respeito da vida em cada um desses lugares, abordando questões sociais, financeiras e ambientais.
A jornada tem início na Oceania, onde o ex-jogador bate bola em um campo de barro na Papua Nova Guiné e inicia uma discussão sobre a subnutrição das crianças do país. De lá, parte para o Nepal, onde a pelada com sobreviventes de terremotos é interrompida, tamanha a comoção causada por sua presença.
Conforme o filme se desenvolve, o objetivo vai ficando mais claro: mostrar que apesar das dificuldades vividas por cada povo, a linguagem do futebol e o poder que ele tem de integrar as pessoas é universal.
Afinal, poucas coisas poderiam revelar as similiaridades entre jovens refugiados do Djibuti e garotos da periferia de Buenos Aires, onde Beckham realiza o antigo sonho de atuar em solo argentino.
O que dizer então da mera possibilidade de encontrar uma distração esportiva para exploradores na Antártida, que jogam uma partida disputada sob uma temperatura de -20º C? Um choque ainda maior relacionado ao destino seguinte, onde Beckham se encontra com atletas universitárias nos EUA.
A jornada se encerra de um jeito especial, em uma partida beneficiente com várias estrelas do futebol em Old Trafford, lugar onde Beckham despontou para a fama. Um encerramento com ares de novo início, e a última parada do idolatrado camisa sete em sete destinos tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo.