Apenas 6 clubes ganharam título após queda na Libertadores; 3 foram rebaixados

Apenas 6 clubes ganharam título após queda na Libertadores; 3 foram rebaixados

Pesquisa leva em conta torneios nacionais da primeira divisão realizados a partir de 2003

COMPARTILHAR

Os clubes brasileiros que participam da Copa Libertadores da América, em geral, priorizam a disputa do referido torneio em detrimento das duas maiores competições do país, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Por esse motivo, as eventuais eliminações costumam prejudicar a campanha destas equipes durante o restante da temporada.

Mas como é o desempenho dos times após a queda no principal certame da América do Sul? Há tempo suficiente para se reabilitar e lutar por títulos, ou o descaso no início do semestre compromete as chances de permanecer na parte de cima da tabela?

Pensando nessas questões, o Alambrado realizou uma pesquisa para esclarecer qualquer dúvida. O levantamento tem como base os campeonatos de elite realizados desde 2003, mesmo ano em que o Brasileirão adotou o sistema de pontos corridos. Por ainda estar em andamento, a presente temporada não está na lista.

Vale lembrar que os classificados para a Libertadores não disputavam a Copa do Brasil até 2013. A partir de então, tais clubes passaram a ter vaga direta nas oitavas de final.

CAMPEÕES

SÃO PAULO

O São Paulo foi a equipe que mais vezes superou a queda da Libertadores. No total, o Tricolor Paulista venceu três títulos em sequência após cair na competição continental.

Em 2006, o time comandado pelo técnico Muricy Ramalho perdeu a final da Libertadores para o Internacional. Por outro lado, conseguiu superar o algoz na disputa pela liderança do Campeonato Brasileiro e sagrou-se campeão com 9 pontos de diferença.

São Paulo faturou três títulos brasileiros consecutivos entre 2006 e 2008 (Foto: Reprodução)
São Paulo faturou três títulos brasileiros consecutivos entre 2006 e 2008 (Foto: Reprodução)

Na temporada seguinte, o São Paulo voltou a cair diante de um adversário gaúcho, desta vez para o Grêmio, nas oitavas de final. Porém, assim como no ano anterior, o time do Morumbi mais uma vez foi campeão nacional, deixando o Santos na vice-liderança.

Em 2008, os comandados de Muricy foram até as quartas de final no continente, mas não foram capazes de segurar o Fluminense. No Brasileirão, a história foi sofrida e alegre. Na ocasião, o Tricolor brigou com o Grêmio e só foi campeão na última rodada após uma arrancada histórica

SANTOS

O Santos foi o primeiro time que faturou um título na era dos pontos corridos após ter sido eliminado da Libertadores. Em 2004, os Meninos da Vila tentavam repetir a decisão da temporada anterior, quando perderam para o Boca Juniors no Morumbi, mas acabaram esbarrando no futuro campeão Once Caldas-COL, nas quartas de final.

Passado o desapontamento com a queda, o Alvinegro da Vila Belmiro competiu de maneira acirrada com o Atlético-PR, tomando-lhe o primeiro lugar somente na penúltima rodada. Enfim campeão, o Santos de Vanderlei Luxemburgo também atingiu a até hoje insuperável marca de 103 gols em uma única edição do Brasileiro.

CORINTHIANS

Após as façanhas  de Santos e São Paulo, coube a outro paulista soltar o grito redentor no final do ano. Em 2011, Tite possuía a missão de liderar o Corinthians ao título inédito da Libertadores, mas o clube do Parque São Jorge, que tinha Ronaldo Fenômeno no elenco, deu vexame e foi eliminado pelo Tolima, na Colômbia, antes da fase de grupos.

Apesar da frustração histórica, o treinador permaneceu no cargo, bancado pelo então presidente Andrés Sanchez, e pôde enfim dar alegrias ao torcedor. O alvinegro paulistano conseguiu deixar para trás a concorrência do Vasco da Gama e sagrou-se pentacampeão brasileiro na última rodada, ao empatar sem gols com o Palmeiras.

FLUMINENSE

Um ano depois, o Fluminense, das mãos de Abel Braga, repetiu o feito dos rivais paulistas. Na Copa Libertadores de 2012, liderou o grupo em que estava o Boca Juniors e venceu o Internacional nas oitavas de final. A boa campanha, porém, não continuou na fase seguinte, e o time carioca foi eliminado justamente pelo Boca Juniors, no Engenhão.

Assim como Tite, Abel seguiu como técnico do Tricolor das Laranjeiras. Sua permanência lhe rendeu bons frutos, já que o Fluminense do artilheiro Fred, máximo goleador do Brasileiro com 20 tentos, teve apenas cinco derrotas e faturou o tetracampeonato com três rodadas de antecedência. Na ocasião, o Atlético-MG ficou com o segundo lugar.

ATLÉTICO-MG

Defensor do título da Libertadores em 2014, o Atlético liderou a fase de grupos e precisava bater o forte Atlético Nacional para manter vivo o sonho do bicampeonato. Mas o Galo perdeu o primeiro jogo na Colômbia e não saiu do empate em Belo Horizonte. O destino ainda sorriria para o técnico Levir Culpi não no Brasileiro, mas na Copa do Brasil.

Atlético-MG é o único a ganhar a Copa do Brasil após eliminação na Libertadores (Foto: Divulgação)
Atlético-MG é o único a ganhar a Copa do Brasil após eliminação na Libertadores (Foto: Divulgação)

Dono de uma ótima campanha, deixando pelo caminho Palmeiras, Corinthians e Flamengo, o Atlético-MG teve a final dos sonhos diante do arquirrival Cruzeiro. Com duas vitórias, o Galo alcançou uma conquista inédita e voltou a dar alento ao coração de seu torcedor, que celebrou a Libertadores no Independência e agora festejava no Mineirão.

CRUZEIRO

Atual campeão brasileiro em 2014, o Cruzeiro já havia experimentado o amargo sabor do insucesso nas quartas de final da Libertadores, diante do San Lorenzo, em casa. Só que o cenário não se repetiu no Brasileiro. Sobrando tal como na temporada anterior, a Raposa de Marcelo Oliveira dominou e conquistou o tetracampeonato sobre o São Paulo.

Devido à façanha obtida com duas rodadas de antecedência para o término do certame, o Cruzeiro deu a volta olímpica três dias antes da final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG. Como já explicado, o lado azul não festejou novamente a Tríplice Coroa. Contudo, Minas Gerais prevaleceu no cenário nacional.

Observação.: Eliminado pelo Tijuana-MEX nas oitavas de final da  Copa Libertadores de 2013, o Palmeiras sagrou-se bicampeão da Série B do Campeonato Brasileiro com duas rodadas de antecedência, à frente da Chapecoense.

REBAIXADOS

Assim como há equipes que alcançaram o sucesso após eliminações na Libertadores, também existem aquelas que não se reabilitaram. Algumas delas, inclusive, sofreram com o rebaixamento no mesmo ano em que disputaram o cobiçado torneio continental. O primeiro clube a sofrer com essa situação foi o Paraná, em 2007.

PARANÁ

Com uma campanha razoável, o Tricolor da Vila terminou a fase de grupos na vice-liderança, atrás do Flamengo. Nas oitavas de final, encarou o Libertad, do Paraguai, perdendo o primeiro confronto em Curitiba (2 a 1) e empatando o segundo em Assunção (1 a 1). Sem a taça estadual e fora da Libertadores, restava o Brasileiro.

No ano em questão, o comando do clube passou pelas mãos de Zetti, Lori Sandri e Gilson Kleina. Com tantas mudanças, não é de surpreender que a campanha paranista no nacional tenha sido fraca. O 5º lugar de 2006 virou 19º, à frente apenas do América de Natal. Foram 11 vitórias, 8 empates e 19 derrotas, totalizando 35,9% de aproveitamento.

SPORT

Em 2009, o Sport viveu situação parecida. Campeão da Copa do Brasil e no “grupo da morte” da Libertadores, o Leão surpreendeu ao liderar o grupo de Palmeiras, Colo-Colo, do Chile, e LDU, do Equador.

Na fase seguinte, o clube recifense voltou a se encontrar com o Palmeiras e só decidiu a vaga nos pênaltis, caindo em seu próprio território.

No Brasileiro, veio outra decepção. Sem o técnico Nelsinho Batista, o Sport realizou uma campanha desastrosa (7 vitórias, 10 empates e 21 derrotas), tendo sido comandado por Levi Gomes, Emerson Leão, e Péricles Chamusca. Resultado: terminou na última posição do torneio, com oito pontos a menos que o vice-lanterna Náutico.

BOTAFOGO

O último caso de descenso pós-Libertadores ocorreu em 2014. Sob o comando de Eduardo Hungaro, substituto de Oswaldo de Oliveira, o Botafogo ficou na última posição do grupo de San Lorenzo-ARG, futuro campeão, Unión Española-CHI e Independiente del Valle-QUE. Com a eliminação, Vagner Mancini foi contratado para assumir o cargo.

Com problemas financeiros, Botafogo fez péssimo Brasileirão e caiu pela segunda vez (Foto: Reprodução)
Com problemas financeiros, Botafogo fez péssimo Brasileirão e caiu pela segunda vez (Foto: Reprodução)

Diante das complicações financeiras e da saída de jogadores, a Estrela Solitária lutou, mas sofreu o descenso pela segunda vez na história, agora com uma rodada de antecedência. O Alvinegro de General Severiano contabilizou 9 vitórias, 7 empates e 22 derrotas, sendo o clube que mais perdeu no Brasileiro da referida temporada.

 

LEVANTAMENTO COMPLETO

2003 – NÃO PARTICIPARAM DA COPA DO BRASIL ATÉ 2013

Paysandu perdeu para o Boca Juniors nas oitavas; 22º colocado no Brasileirão;
Corinthians perdeu para o River Plate nas oitavas; 15º colocado no Brasileirão;
Grêmio perdeu para o Independiente Medellín nas quartas; 20º colocado no Brasileirão;
Santos perdeu para o Boca Juniors na final; 2º colocado no Brasileirão;

2004

São Caetano perdeu para o Boca Juniors nas quartas; 18º colocado no Brasileirão;
Cruzeiro perdeu para o Deportivo Cali nas oitavas; 13º colocado no Brasileirão;
São Paulo perdeu para o Once Caldas nas semifinais; 3º colocado no Brasileirão;
Santos perdeu para o Once Caldas nas quartas; Campeão do Brasileirão;
Coritiba caiu na fase de grupos; 12º colocado no Brasileirão;

2005

Santo André caiu na fase de grupos; 6º colocado na Série B;
Santos perdeu para o Atlético-PR nas quartas de final; 10º colocado no Brasileirão;
Atlético-PR perdeu para o São Paulo na final; 6º colocado no Brasileirão;
Palmeiras perdeu para o São Paulo nas oitavas de final; 4º colocado no Brasileirão;
São Paulo foi campeão da Libertadores; 11º colocado no Brasileirão;

2006

Paulista de Jundiaí caiu na fase de grupos; 5º colocado na Série B;
Goiás perdeu para o Estudiantes nas oitavas; 8º colocado no Brasileirão;
Palmeiras perdeu para o São Paulo nas oitavas; 16º colocado no Brasileirão;
Corinthians perdeu para o River Plate nas oitavas; 9º colocado no Brasileirão;
São Paulo perdeu para o Internacional na final; Campeão do Brasileirão;
Inter foi campeão da Libertadores; 2º colocado no Brasileirão;

2007

Inter caiu na fase de grupos; 11º colocado no Brasileirão;
Paraná perdeu para o Libertad nas oitavas; 19º colocado e rebaixado no Brasileirão;
Flamengo perdeu para o Defensor nas oitavas; 3º colocado no Brasileirão;
São Paulo perdeu para o Grêmio nas oitavas; Campeão do Brasileirão;
Santos perdeu para o Grêmio nas semifinais; 2º colocado no Brasileirão;
Grêmio perdeu para o Boca Juniors na final; 6º colocado no Brasileirão;

2008

Flamengo perdeu para o América nas oitavas; 5º colocado no Brasileirão;
Santos perdeu para o América nas quartas; 15º colocado no Brasileirão;
Cruzeiro perdeu para o Boca Juniors nas oitavas; 3º colocado no Brasileirão;
São Paulo perdeu para o Fluminense nas quartas; Campeão do Brasileirão;
Fluminense perdeu para a LDU na final; 14º colocado no Brasileirão;

2009

Sport perdeu para o Palmeiras nas oitavas; 20º colocado e rebaixado no Brasileirão
Palmeiras perdeu para o Nacional nas quartas; 5º colocado no Brasileirão;
São Paulo perdeu para o Cruzeiro nas quartas; 3º colocado no Brasileirão;
Grêmio perdeu para o Cruzeiro nas semifinais; 8º colocado no Brasileirão;
Cruzeiro perdeu para o Estudiantes na final; 4º colocado no Brasileirão;

2010

Corinthians perdeu para o Flamengo nas oitavas; 3º colocado no Brasileirão;
Flamengo perdeu para a Universidad de Chile nas quartas; 14º colocado no Brasileirão;
Cruzeiro perdeu para o São Paulo nas quartas; 2º colocado no Brasileirão;
São Paulo perdeu para o Inter nas semifinais; 9º colocado no Brasileirão;
Inter foi campeão da Libertadores; 7º colocado no Brasileirão;

2011

Corinthians caiu na pré-Libertadores; Campeão do Brasileirão;
Inter perdeu para o Peñarol nas oitavas; 5º colocado no Brasileirão;
Grêmio perdeu para a Universidad Católica nas oitavas; 12º colocado no Brasileirão;
Fluminense perdeu para o Libertad nas oitavas; 3º colocado no Brasileirão;
Cruzeiro perdeu para o Once Caldas nas oitavas; 16º colocado no Brasileirão;
Santos foi campeão; 10º colocado no Brasileirão

2012

Flamengo caiu na fase de grupos; 11º colocado no Brasileirão;
Internacional perdeu para o Fluminense nas oitavas; 10º colocado no Brasileirão;
Fluminense perdeu para o Boca Juniors nas quartas; Campeão do Brasileirão;
Vasco perdeu para o Corinthians nas quartas; 5º colocado no Brasileirão;
Santos perdeu para o Corinthians nas semifinais; 8º colocado no Brasileirão;
Corinthians foi campeão da Libertadores; 6º colocado no Brasileirão;

2013

Grêmio perdeu para o Sante Fé nas oitavas; Caiu nas semifinais da Copa do Brasil para o Atlético-PR; 2º colocado no Brasileirão;
Corinthians perdeu para o Boca Juniors nas oitavas; Caiu nas quartas da Copa do Brasil para o Grêmio; 10º colocado no Brasileirão;
Palmeiras perdeu para o Tijuana nas oitavas; Caiu nas oitavas da Copa do Brasil para o Atlético-PR; Campeão da Série B;
São Paulo perdeu para o Atlético-MG nas oitavas; Não disputou Copa do Brasil; 9º colocado no Brasileirão;
Fluminense perdeu para o Olimpia nas quartas; Caiu nas oitavas da Copa do Brasil para o Goiás; 15º colocado no Brasileirão;
Atlético-MG foi campeão da Libertadores; Caiu nas oitavas da Copa do Brasil para o Botafogo; 8º colocado no Brasileirão;

2014

Atlético-PR caiu na fase de grupos; Caiu nas oitavas da Copa do Brasil para o América de Natal; 8º colocado no Brasileirão;
Botafogo caiu na fase de grupos; Caiu nas quartas da Copa do Brasil para o Santos; 19º colocado e rebaixado no Brasileirão;
Flamengo caiu na fase de grupos; Caiu na semi da Copa do Brasil para o Atlético-MG; 10º colocado no Brasileirão;
Atlético-MG perdeu para o Atlético Nacional nas oitavas; Foi campeão da Copa do Brasil; 5º colocado no Brasileirão;
Grêmio perdeu para o San Lorenzo nas oitavas; Foi excluído nas oitavas da Copa do Brasil; 7º colocado no Brasileirão;
Cruzeiro perdeu para o San Lorenzo nas quartas; Caiu na final da Copa do Brasil para o Atlético-MG; Campeão do Brasileirão;

 

CLUBES QUE PARTICIPARAM DA LIBERTADORES ENTRE 2003 E 2014

São Paulo (8x – 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2013)
Santos (7x – 2003, 2004, 2005, 2007, 2008, 2011, 2012)
Corinthians (6x – 2003, 2006, 2010, 2011, 2012, 2013)
Cruzeiro (6x – 2004, 2008, 2009, 2010, 2011, 2014)
Grêmio (6x – 2003, 2007, 2009, 2011, 2013, 2014)
Flamengo (5x – 2007, 2008, 2010, 2012, 2014)
Internacional (5x – 2006, 2007, 2010, 2011, 2012)
Fluminense (4x – 2008, 2011, 2012, 2013)
Palmeiras (4x – 2005, 2006, 2009, 2013)
Atlético-MG (2x – 2013, 2014)
Atlético-PR (2x – 2005, 2014)
Botafogo (1x – 2014)
Coritiba (1x – 2004)
Goiás (1x – 2006)
Paraná (1x – 2007)
Paulista (1x – 2006)
Paysandu (1x -2003)
Santo André (1x – 2005)
São Caetano (1x – 2004)
Sport (1x – 2009)
Vasco (1x – 2012)

Deixe seu comentário!

comentários