As principais mudanças no regulamento do Campeonato Argentino

As principais mudanças no regulamento do Campeonato Argentino

Medida anunciada pela AFA tem como objetivo adequar o calendário local ao do futebol europeu

COMPARTILHAR

A Associação do Futebol Argentino (AFA) oficializou recentemente o novo sistema de disputa de suas categorias profissionais com um elemento comum a todas: a transição.

Após o torneio anual de 30 equipes, os certames nacionais serão realizados no primeiro semestre de 2016 com o objetivo de readequar o calendário do país ao do ludopédio europeu, de modo que se inicie uma temporada completa a partir de agosto.

Desta maneira, a AFA abandona os caprichos do falecido Julio Humberto Grondona, ex-presidente da entidade que idealizou o aumento de representantes na primeira divisão com vistas a obter votos de clubes do interior. Agora, a ideia é amenizar o efeito causado pelas divergências relacionadas às datas das janelas de transferências e a consequente saída de atletas para o exterior no decorrer das competições.

Confira abaixo como serão organizadas as quatro divisões do futebol argentino em 2016:

Primeira divisão – 5 de fevereiro a 29 de maio

Na elite, houve um sorteio que dividiu igualmente os 30 participantes em duas zonas. Será disputado um turno único com 14 rodadas e mais dois clássicos interzonais, com ida e volta, completando 16 jogos. Os dois líderes de cada grupo protagonizam a grande final em jogo único e campo neutro.

Os finalistas também garantem vaga na Copa Libertadores, assim como os segundos colocados e o vencedor da Copa Argentina. Haverá um único rebaixamento de acordo com o sistema de promedios, que contará a pontuação obtida durante os torneios Inicial e Final de 2013/14, além dos de 2014, 2015 e 2016.

As 30 equipes da primeira divisão foram divididas em dois grupos (Foto: Reprodução)
As 30 equipes da primeira divisão foram divididas em dois grupos (Foto: Reprodução)

Segunda divisão – 30 de janeiro a 26 de junho

A Primera B Nacional promoverá somente o campeão à máxima categoria do futebol argentino, enquanto apenas um time será rebaixado para a terceira divisão de acordo com a tabela de promedios. No total, 22 clubes definirão o título em turno único, com uma rodada extra para os clássicos.

Ademais, haverá dois acessos – um proveniente da terceira divisão e outro da quarta, de modo que o próximo torneio tenha 23 equipes. Rebaixados na última temporada, Crucero del Norte e Nueva Chicago se juntam a Almagro, Brown de Adrogué, Juventud Unida Universitario e Talleres de Córdoba, que conquistaram o acesso da B Metropolitana.

Terceira divisão – início em 6 de fevereiro 

A B Metropolitana começará no dia 6 de fevereiro e terá um sistema de todos contra todos, totalizando 19 partidas para cada uma dos 20 participantes. Assim como as divisões superiores, haverá um acesso e um rebaixamento.

Terceira divisão (clubes indiretamente filiados à AFA) – 7 de fevereiro a 26 de junho

Com 36 representantes na Federal A, serão estabelecidas quatro zonas com nove times cada uma. Os quatro primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores quintos colocados se classificam para o mata-mata que definirá o único promovido.

Em relação ao descenso, as equipes que não conseguirem avançar para a segunda fase serão igualmente divididas em duas zonas com nove times cada. Os lanternas cairão.

Deixe seu comentário!

comentários