Fim de ano não é apenas o momento de retrospectivas na televisão e festas de confraternização na escola ou na firma. É tempo de renovar as esperanças e acreditar que o ano que está por vir pode ser melhor, e que às vezes o inesperado pode acontecer. Sim, por que não acreditar num milagre de Natal?
Para quem não acredita, uma boa pedida para o feriado e assistir o documentário “I Believe in Miracles” (2015), disponível no Netflix. Dirigido pelo britânico Jonny Owen, o filme conta a história da ascensão do Nottingham Forest no fim da década de 1970, sob a batuta do lendário técnico Brian Clough.
Não é a primeira vez que a história de Clough é retratada nas telonas. A breve e folclórica passagem do comandante pelo Leeds United, em 1974, rendeu o aclamado “Maldito Futebol Clube” (2009), um dos filmes sobre futebol mais bem sucedidos da história.
Quando Clough saiu do Leeds depois de apenas 44 dias no cargo, poucos pensaram que sua carreira iria se recuperar. E é a partir daí que começa a história de “I Believe in Miracles”, que se apoia tanto na jornada pessoal do técnico para mostrar seu valor como na de seu novo clube, o Nottingham Forest, para buscar um lugar ao sol.
Através de depoimentos de atletas do Forest e de imagens e comentários da época é possível perceber que no momento em que Clough assumiu o posto as pretensões eram modestas. Se possível, subir para a primeira divisão, e olhe lá. Ninguém imaginava o que estaria por vir.
Mas você, leitor fiel do Alambrado e amante do futebol, já deve saber o desfecho dessa história. Em apenas duas temporadas o técnico já havia dado um inédito título inglês para o clube. Mais duas temporadas e a façanha estava completa, com dois títulos da Copa dos Campeões da Europa.
O conto de fadas do time vermelho tem todos os elementos de uma obra de ficção, mas é tudo verdade, como as entrevistas e imagens mostradas no documentário não deixam mentir. A montagem e a edição deixam tudo melhor e mais agradável de ser visto, permeadas com a trilha sonora da época.
Para você que está cansado de assistir “Esqueceram de Mim” no Natal, “I Believe in Miracles” é uma ótima pedida, misturando uma história mágica com toda a paixão que o futebol oferece. E isso talvez te faça repensar o seu conceito de milagre.