Ilić e a nova aspiração croata

Ilić e a nova aspiração croata

Conheça o meio-campista do Dínamo de Zagreb que deixa croatas esperançosos

COMPARTILHAR

A Croácia vem apresentando bons nomes para o futebol nos últimos anos. A notícia não surpreende, dada a tradição de formar jogadores talentosos. Porém, diferentemente do passado, quando ficou no quase – quem não se lembra da Copa do Mundo de 1998 e a mais recente, de 2018? -, os croatas querem montar uma seleção vencedora.

Hrvoje Ilić - Croácia
Hrvoje Ilić em ação pelo sub-16 da Croácia (Foto: Reprodução/Generazione di Talenti)

No último Mundial, Modric, Rakitic e Perisic desfilaram talento. No entanto, a derrota para a França na final frustrou a seleção que apresentou um dos melhores níveis de futebol da primeira fase do torneio, dominando inclusive a Argentina.

O otimismo em relação às próximas disputas é grande. Além da ótima geração que se afirma em clubes europeus, a força nas categorias de base deixam todos esperançosos. É o caso da geração /98, semifinalista do Mundial Sub-17 2015, e formada por jogadores do Dínamo de Zagreb, uma das melhores equipes da Europa na categoria aludida.

Já a geração /99, por sua vez, desponta com muito talento. Apesar de cair na Elite Round do Europeu Sub-17 2016, alguns atletas chamam atenção pela técnica e habilidade, atributos tão exaltados quando se fala do futebol local.

Visto como um dos jogadores mais talentosos da equipe sub-19, Hrvoje Ilić é tratado como grande promessa desde os 13 anos. Dono de passe perfeito e muita técnica, ainda oscila muito, mas tem todo o apoio do Dínamo de Zagreb para brilhar.

Até o sub-16, era o destaque da seleção. Até 2015, somava cinco gols em 16 partidas. Jogando como camisa 10, armador, Ilić decidia partidas com poucos toques na bola.

A habilidade que atraiu atenção de alguns torcedores passou a ser mais usada em posições recuadas. No sub-17 da equipe nacional, passou a jogar também como segundo volante, a fim de aproveitar seu bom passe.

Mas a evolução tão esperada vem de forma gradual. Ainda sem estourar completamente na base do Dínamo, foi para o Pescara em 2017. Depois, chegou ao Osijek-CRO e agora está emprestado ao Dugopolje-CRO, para ganhar experiência na divisão de acesso.

Da mesma empresa que agencia Brozovic, meia da Internazionale, a expectativa é que Ilić seja mais um grande jogador croata. E o torcedor espera que sua técnica ajude o país a vencer algum título de expressão. O tempo de quase já passou e a afirmação completa dele virá por meio de títulos. Ilić é uma das esperanças para a nova aspiração.

Deixe seu comentário!

comentários