Segundo torneio de maior importância no estado, a Copa Paulista chega ao fim da primeira fase, neste sábado (22), às 15h, com um antigo campeão eliminado e uma vaga em aberto. Naquele caso, trata-se do Santos B, enquanto no outro ainda brigam pela sobrevivência Noroeste, Desportivo Brasil, Rio Claro e Inter de Limeira, finalista em 2017.
Com um jogo a mais em relação aos seus adversários, o Noroeste é hoje o dono do quarto lugar do grupo 2 com 13 pontos, seguido de perto por Desportivo Brasil e Rio Claro (11), além da própria Inter (10). Mas como todos possuem melhor saldo de gols que o alvirrubro de Bauru, qualquer resultado positivo deles lhe tira a classificação.
Na próxima fase, já estão Ferroviária (22) e XV de Piracicaba (17), os dois últimos campeões, e RB Brasil (16). No grupo 1, avançaram Olímpia (20), Mirassol (18), Votuporanguense (13) e Novorizontino (12).
No grupo 3 levaram a melhor São Caetano (25), único invicto, Taubaté (24), Santo André e São Bernardo (18). O Santos, vencedor em 2014 e que chegou às quartas de final na última temporada, soma 11 pontos e não pode sair mais do quinto posto.
Por fim, no grupo 4, deu Ituano (23), Juventus (20), Atibaia (19) e Audax (19). Dos finalistas recentes, só estão ausentes Botadofo de Ribeirão Preto e Linense, que agora participam de torneios nacionais – Série C e Série D do Campeonato Brasileiro, respectivamente. Ou seja, a competitividade estará alta na sequência da Copa Paulista.
Entre as equipes mais fortes, o São Caetano de Pintado, que já garantiu vaga na Série D de 2019 pela campanha no Paulistão, receberá o Santo André, no Anacleto Campenella, luta para manter a liderança, a melhor campanha (75,8% de aproveitamento) e a melhor defesa (3 gols sofridos). Por outro lado, o Ramalhão busca permanecer no terceiro lugar.
Segundo mais bem colocado de modo geral, o Taubaté perdeu uma única vez, justamente contra o Azulão, fora de casa, e agora visita o Bragantino, no Nabi Abi Chedid, sonhando com a vitória e um tropeço do líder para lhe tomar a posição. Logo atrás de ambos, em pontos, surge o Ituano, outro representante da elite estadual, a exemplo do São Caetano.
Praticamente classificado em primeiro, o Galo de Itu, sob o comando de Vinicius Bergantin, balançou as redes 22 vezes, tendo como maiores expoentes Corrêa e Rodrigo Bassani, ambos com quatro gols, seguidos por Gabriel Martinelli (3). A artilharia (8) é dividida pelos veteranos André Tavares, do Atibaia, e Diego Souza, do Taboão da Serra.
Na despedida desta fase, o Ituano recebe o Juventus, que está embalado, mas viaja desfalcado por conta de três expulsões. O Ferroviário, por sua vez, enfrenta em seus domínios o Atibaia, que tem o segundo melhor ataque (20) e está a uma unidade do Moleque Travesso. O Audax visita a Portuguesa também com a cabeça na vice-liderança.
Em resumo, o segundo estágio da Copa Paulista, que terá 16 concorrentes divididos em quatro grupos, dos quais avançarão os líderes e vice-líderes, promete ser repleta de emoções, seja pelas equipes que já demonstraram sua força, seja pelas que conseguiram se reabilitar ao longo do certame e buscam quebrar mais prognósticos.