O anúncio feito pela CBF que a Série D terá mais oito participantes em 2016 encheu clubes ao redor do Brasil de alegria. Principalmente os paulistas. Antes, somente duas equipes – campeão e vice-campeão da Copa Paulista 2015 – classificavam-se para o campeonato nacional, agora são quatro. Ou seja, mais duas equipes de São Paulo farão parte da edição de 2016. E quais podem ser essas equipes? É o que veremos agora!
Primeiro vale explicar que em 2016, os paulistas classificados para a Série D serão o campeão e vice-campeão da Copa Paulista 2015, estes clubes são Linense e Ituano, respectivamente, e os dois melhores classificados no Paulistão, desde que não estejam em nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro. Depois, em 2017, os classificados serão o Campeão da Copa Paulista 2016 e os três melhores colocados no Paulistão 2016. E assim por diante.
Se o Campeonato Paulista acabasse hoje, fariam companhia a Linense e Ituano na Série D RB Brasil e São Bento. Isso porque os dois estão com 16 e 14 pontos, respectivamente. O Red Bull Brasil disputou a Série D do ano passado, pois foi o melhor colocado no Estadual em 2015 entre os clubes que não tinham divisão no nacional. Atualmente, é o segundo colocado de seu grupo no Paulistão, além de contar com o vice-artilheiro do torneio, Roger, com sete gols. Portanto, será difícil tirar a vaga desta equipe, mas não impossível.
Já o São Bento, tradicional equipe do interior, é também o vice-líder de seu grupo no Estadual, e vem fazendo uma boa campanha com apenas uma derrota e uma das melhores defesas do torneio, tendo sofrido apenas oito gols. Por enquanto, as duas equipes aqui citadas são as favoritas para as duas vagas restantes da Série D. Mas outras correm por fora.
A primeira delas é a Ferroviária. Líder do Grupo C do Paulistão, com 13 pontos, ela se encontra a uma vitória do Red Bull Brasil e a um empate do São Bento. Por isso a confiança está lá em cima para uma possível classificação à Série D. Além disso, a Ferroviária vem apresentando um futebol bem jogado apesar dos últimos dois tropeços. Foi ela quem deu trabalho para o Corinthians, empatando em 2×2, e que também surpreendeu o Palmeiras em pleno Allianz Parque, vencendo o jogo por 2 a 0.
Outra equipe que também nutre esperança e tem chances de se classificar para a Série D é o Audax, do presidente Vampeta. Treinada por Fernando Diniz, adepto do futebol moderno, de toque e posse de bola, sem chutões. Não à toa, o artilheiro do Campeonato Paulista até o momento é nada menos que um jogador do Audax. Trata-se do meia Rodrigo Andrade, com oito gols marcados. Com 13 pontos e na terceira colocação de seu grupo, o mesmo de Ferroviária e São Paulo, além de brigar por uma vaga no mata-mata do Estadual, os Vermelhinhos brigam por um lugar ao sol nas divisões nacionais.
Correndo por fora estão Água Santa, Novorizontino e XV de Piracicaba, as três equipes com 11 pontos. Porém, o XV tem um jogo a mais que os seus concorrentes. Ou seja, ele pode ser ultrapassado pelos dois neste final de semana, pois seu compromisso é justamente contra o Novorizontino, um jogo de seis pontos. Atrás dos três está o São Bernardo, outra equipe do ABCD, com 10 pontos.
A motivação é ainda maior para todos estes clubes, pois ano que vem, na Série D de 2017, o terceiro melhor colocado no Paulistão 2016 se classificará para a competição. Deste modo, nada de relaxar e muito trabalho para alcançar o objetivo!